A sedução do discurso

Páginas: 3 (681 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2012
CAPÍTULO VII: DISCURSO E SEDUÇÃO


Gabriel Chalita tem por objetivo mostrar que a Ciência do Direito é dinâmica por si só, demonstrando que a sedução é utilizada nos discursos dos advogados epromotores de justiça, para convencer os auditórios e tribunais das teses defendidas por eles
No primeiro capítulo, o autor explana que os advogados e promotores trabalham avidamente para argumentar àcerca da parte que representam e para isso utilizam tanto da racionalidade como da emoção, entendido isso como um processo de sedução. O autor faz sua tese ao campo do direito penal e ao processo penal,para mostrar as habilidades utilizadas pelos advogados para seduzir os jurados.
Para ilustrar a interpretação do capítulo Chalita cita o romance “O beijo da mulher aranha” de Manuel Puig.
Paramostrar aos leitores as atuações nos tribunais do júri, no capítulo dois, o objetivo é considerar o poder da persuasão no sentido de defesa e discussão nos discursos de advogados e promotores paraconvencer que estão com a verdade.
Ele utiliza dos filmes “Tempo de matar”, “Filadélfia”, “Questão de honra” e “Assassinato em primeiro grau” como exemplo, destacando que os filmes não foram utilizados pelanotável diferença entre o processo penal no Brasil e no Estados Unidos, e sim, análise da sedução do discurso nos dois países.
No terceiro capítulo Chalita utiliza de um caso brasileiro,julgado noFórum Regional de Pinheiros, em novembro de 1994, propiciando a construção e o desenvolvimento da sedução no discurso. Tentando transmitir ao leitor que a elaboração do discurso depende da composição dojúri, do depoimento das testemunhas e do discurso da acusação e para isso analisa o desempenho da promotoria e da defesa.
Chalita dá ênfase à palavra e aos fatores que compõem o contexto, nocapítulo quatro. Ressalta que a palavra é o principal elemento da sedução, tornando-se a ferramenta do profissional do Direito.
Em contra partida diz que o silêncio também é parte do discurso, pois pode...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A sedução no discurso
  • a Sedução do Discurso
  • a sedução no discurso
  • A sedução do discurso
  • A Sedução no Discurso
  • seduçao no discurso
  • sedução do discurso
  • Gabriel Chalita A sedução do discurso

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!