A secularização do pensamento e ocolégio moderno

958 palavras 4 páginas
A SECULARIZAÇÃO DO PENSAMENTO E OCOLÉGIO MODERNO

Ao movimento de renovação que motivou a transição do feudalismo para o capitalismo, deu-se o nome de Renascimento. Esse período foi marcado por mudanças na forma de sentir, pensar e agir com relação ao comportamento e pensamentos, vigentes na idade Média. É através no Renascimento que surge a burguesia, a qual passa a exprimir novos valores e ideais.
Uma das principais características do Renascimento é o Humanismo, que traz consigo o florescimento das artes e o despertar para mudanças nas formas de pensamento.
O homem na visão Humanista passa de uma condição passiva à agente na sociedade, não aceitando mais as verdades pré-estabelecidas. Essa mudança possibilitou-lhe enxergar o mundo através de seus próprios juízos.
No período do pré-Renascimento Dante Alighieri (1265-1321), escreveu em a Monarquia, um texto político com teses naturalistas, reconhecendo o homem como um ser capaz de guiar-se por sua própria razão. Defendia a autoridade do rei, independente do poder do papa e da Igreja. Para o imperador cabia a incumbência de governar a sociedade e a Igreja deveria preocupar-se com salvação de todos na vida que estava por vir.
No século XVI, Maquiavel (1469-1527) propõe uma visão política diferente, onde o homem organiza seu espaço social e político, livre das influências religiosas.
A educação, aproveitando este momento de críticas à tradição, busca bases naturais e livres de interferências religiosas, a fim de difundir os valores e ideais burgueses. Como esse ideal nem sempre era alcançado de forma plena nas escolas, passou a ser defendido nas obras de literatos, filósofos e pedagogos. Muitos esboços de teoria da educação foram feitos por Erasmo, Rabelais e Montaigne, mas somente Vives apresentou um sistema coerente e organizado de filosofia da educação.
Juan Luis Vives (1942-1540), humanista espanhol, lecionou na universidade de Oxford, escreveu uma extensa obra pedagógica, sendo que seu principal trabalho

Relacionados