A SAÚDE COMO FATOR DETERMINATE DO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO

1602 palavras 7 páginas
A SAÚDE COMO FATOR DETERMINATE DO MEIO AMBIENTE ECOLOGICAMENTE EQUILIBRADO

A vida em sociedade, atualmente, enfrenta uma série de crises em diversos dos seus aspectos, seja nos valores morais e éticos das pessoas, nas atitudes muitas vezes incorretas dos governantes, no aumento da violência social, no incontável avanço das desigualdades sociais, dentre muitos outros casos. Um desses aspectos em especial deve ser portador de uma devida atenção, visto que o seu agravamento pode abalar consideravelmente a vida humana do presente e as futuras gerações de modo nunca antes presenciado: a crise ambiental.
A problemática ambiental ganha cada vez maior destaque, ocupando importantes posições em discussões mundiais.
Não se fala mais em crescimento econômico desenfreado, mas sim em um desenvolvimento com base na sustentabilidade, ou seja, aquele que não retira mais do que a natureza pode regenerar nem lança sobre o mesmo mais do que ela pode comportar, prezando pela preservação dos recursos naturais.
Hoje, o meio ambiente, nas condições de ecologicamente equilibrado, se consagrou como um Direito Fundamental, visto que sem ele o próprio Direito Fundamental à vida humana e sua dignidade, não se sustentaria.
A importância do meio ambiente ecologicamente equilibrado se forma, dessa maneira, como meio necessário para a manutenção da vida digna das presentes e das gerações futuras, devendo todos, se unirem para reverter o presente quadro de crise ambiental e garantir um determinado padrão de preservação ambiental aceitável para a manutenção da vida terrena de forma justa e sustentável.
Não é recente a conclusão de que a saúde está intimamente ligada à preservação do meio ambiente onde vive o ser humano. Contudo, apenas com a evolução dos direitos fundamentais presenciada com o advento do Estado Democrático de Direito, que no Brasil culminou com a promulgação da Constituição Federal de 1988, é que se pôde observar o Direito ao meio ambiente equilibrado, juntamente com o

Relacionados

  • Castanha do Brasil
    33072 palavras | 133 páginas
  • Fabi
    297130 palavras | 1189 páginas
  • 22222
    405343 palavras | 1622 páginas