A SAu00DADE MENTAL COLETIVA EM CASO DE DESASTRE

998 palavras 4 páginas
A SAÚDE MENTAL COLETIVA EM CASO DE DESASTRE

Introdução

O presente trabalho aborda a saúde mental coletiva em caso de desastre. Objetiva-se caracterizar os desastres compreender a saúde mental coletiva, assim como, a intervenção da psicologia em caso de desastre, identificar quem são as vítimas e como a saúde mental dessas pessoas é atingida por um desastre e ainda, fazer uma análise do trabalhador de saúde mental.
Apesar dos avanços nos estudos, pesquisas e tecnologias usadas na prevenção dos “desastres naturais”, as perdas e o drama humano causado por esses desastres aumentam a cada dia.
Destaca-se nesse trabalho a saúde mental dos afetados por um desastre e a forma como tais desastres modificam a realidade social, evidenciando a pobreza e as expressões da Questão Social.

O QUE SÃO OS DESASTRES?

O desastre pode ser consequência tanto da natureza quanto do homem, cuja ameaça seja suficientemente grave e a assistência seja de emergência.
Compreende-se então, que os desastres se dividam, entre aqueles causados pelo homem ou sociais (também denominados antrópicos) – como incêndios, explosões e guerras – e os naturais, que em geral se caracterizam por serem menos previsíveis – como terremotos, tufões, erupções vulcânicas, entre outros. (Heredia; p.113.2002) –.
Ainda que as ações da natureza sejam eventos naturais do cotidiano e inevitáveis, não deveriam se transformar em terríveis desastres de destruição, se as devidas medidas fossem tomadas com antecedência.
Não por acaso, os mais afetados pelos desastres naturais são os considerados mais pobres. Não são as ações da natureza que destroem cidades e matam pessoas, mas sim o mau planejamento urbano, a baixa infraestrutura, as moradias precárias e inseguras, e a falta de compromisso com os direitos humanos elementares.
Os desastres são mais que um problema da natureza, são problemas não resolvidos do desenvolvimento e as vulnerabilidades sociais são consequências desse problema não resolvido.

Relacionados