a satrisfacao e sua relacao com o desempenho no trabalho

1517 palavras 7 páginas
pesquisa no campo do comportamento organizacional visa buscar o conhecimento de como cada pessoa se comporta dentro de qualquer contexto organizacional. Para Robbins, essa busca pelo conhecimento auxilia o pesquisador, pois pode corroborar, refutar ou sugerir novas teorias no campo pesquisado.
4 APRESENTAÇÃO E DISCUSSÃO DOS RESULTADOS DA PESQUISA
O que parece comum entre as pesquisas de motivação e satisfação no trabalho é que a maioria dos estudiosos concorda que, de certa forma, a satisfação está ligada a algumas características essenciais do trabalho. Estas características estão ligadas à natureza do trabalho e são, segundo Wagner e Hollenbeck (2006): variedade de habilidades necessárias para desenvolver a tarefa, identidade com as tarefas executadas, importância das tarefas e autonomia na execução do trabalho. Ainda, segundo Wagner Hollenbeck (2006), essas características influenciam os chamados três estados psicológicos críticos, ou reações internas que os empregados têm ao seu trabalho, que são: experiência do significado do trabalho – grau em que o trabalhador reconhece que o seu trabalho tem um significado para si, para empresa e para o ambiente circundante; experiência da responsabilidade pelos resultados do trabalho – grau em que os trabalhadores se sentem pessoalmente responsáveis pelos resultados de seu trabalho; experiência do conhecimento dos resultados – grau em que os trabalhadores têm uma consciência da eficácia do seu trabalho. Assim, em síntese, é seguro afirmar que a maioria dos autores pesquisados corrobora a ideia de que a satisfação está ligada em grande parte à natureza do trabalho.
Toffler (1980), já na década de 70, previa o surgimento do que ele intitulava uma
“terceira onda”, que daria fim ao período industrial. Essa onda era chamada de onda na informação e pressupunha o surgimento de uma nova civilização. Hoje, os estudiosos ainda fazem uma subdivisão e intitulam uma “quarta onda”, que seria a Onda do

Relacionados