A saúde mental do trabalhador

Páginas: 19 (4598 palavras) Publicado: 9 de junho de 2014
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO: 1
2. SIGNIFICADO DO TRABALHO. 2
3. MARCOS LEGAIS: 3
4. DISTÚRBIOS MENTAIS E TRABALHO 3
5. MOTIVOS QUE LEVAM SERVIDORES A ADOECEREM 4
6. TIPOS DE SOFRIMENTOS PSÍQUICOS NO TRABALHO: 5
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
9. ESTRATÉGIAS DE ENFRENTAMENTO PARA VÁRZEA PAULISTA 11
10. SUGESTÃO DE QUESTIONÁRIO: 12
11. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 141. INTRODUÇÃO:

A saúde do trabalhador e a questão saúde mental no trabalho são de importância inquestionáveis às organizações, quer sejam elas públicas ou privadas.
Atualmente, muitos trabalhadores vivenciam algum tipo de sofrimento físico ou psíquico decorrentes das atividades e/ou ambientes de trabalhos. Sentimentos e emoções permeiam as relações, pois são componentes intrínsecos àexperiência humana.
De acordo com Mendes e Cruz (2004) “o trabalho apreendido como algo tão fundamental na vida das pessoas, traz consequências para a integridade física e social das mesmas à medida que, de um lado, ao constituir-se como uma atividade produtiva, ontológica do ser humano, tem o papel de assegurar a saúde; de outro, pelo contexto do trabalho, se for caracterizado por condiçõesprecárias e falta de oportunidades de desenvolvimento profissional, contribui para o adoecimento”. Assim, o comportamento saudável não implica a ausência de sofrimento, pois as necessidades do ser humano nem sempre serão satisfeitas completamente. Trata-se de um processo de busca, interna e externa, para que possa se conscientizar sobre o que lhe causa o sofrimento para, assim, poder transformá-loem componente de saúde.
Ainda de acordo com Mendes, ser saudável não é simplesmente adaptar-se, mas sim, ter a capacidade de enfrentar o que causa a instabilidade psicológica. Essa mobilização depende também do grau de liberdade que a organização oferece ao trabalhador para que este possa ajustar suas necessidades pessoais às situações de trabalho, portanto, “é necessário um espaço paradiscussão, participação, cooperação e solidariedade”. (Mendes e Cruz, 2004, p. 44). Sendo assim, cabe às organizações aceitar o desafio de prevenir os elementos psicológicos potencialmente desestabilizadores para a saúde e intervir sobre as condições que o determinam.
Sendo assim, o objetivo do presente trabalho é discriminar as causas que faz o profissional adoecer e como a influência de um gestor podefazer a diferença na prevenção e cura deste mal coletivo.





2. SIGNIFICADO DO TRABALHO.

Bens materiais, segurança, identidade. O trabalho pode ter diferentes significados, dependendo do que cada pessoa busca. Desde os primeiros anos de vida aprende-se que se fizermos algo com um propósito definido, conseguiremos conquistar espaço, respeito, consideração e autoestima.
“O homem precisatrabalhar produzir, sentir-se capaz e útil. Essa é uma necessidade inerente ao ser humano. O trabalho permite o escoamento da energia psíquica. Cada pessoa tem uma energia pulsando o tempo inteiro, até a noite nós sonhamos isso porque a energia psíquica é pulsante. Se o trabalho for satisfatório, ele permite esse escoamento e a pessoa poderá se equilibrar. No entanto, com as pressões típicas davida moderna, o trabalho realizado sem um propósito claro, pode começar a ser visto como algo penoso, forçado e aí é que pode surgir uma série de problemas. A competitividade, a pressão, os volumes das tarefas, são alguns fatores que podem prejudicar a harmonia do sujeito no seu trabalho. Mas não é só isso, essa harmonia depende também da própria organização do trabalho e de característicasindividuais, como por exemplo, os traços de personalidade, o histórico de vida da pessoa e a estratégia de enfrentamento dos problemas, entre outros”. (Celeste Campos, pisicóloga do TRT).

3. MARCOS LEGAIS:

Constituição Federal de 1988:

“Artigo 200. Ao Sistema Único de Saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: (…)
II – executar as ações de vigilância sanitária e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • saúde mental do trabalhador
  • A saúde mental do trabalhador em organizações
  • Saude mental do trabalhador
  • Saude mental do trabalhador
  • saúde mental do trabalhador
  • Saúde Mental do trabalhador
  • Cuidando da Saúde Mental do Trabalhador
  • Psicodinamica e saúde mental do trabalhador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!