A saúde do trabalhador

Páginas: 7 (1717 palavras) Publicado: 7 de julho de 2013
E. E. TÉCNICA EM SAÚDE NO HOSPITAL DE CLÍNICAS DE PORTO ALEGRE
Curso Técnico Gerência em Saúde








SAÚDE DO TRABALHADOR




Nome:
Alessandra












INTRODUÇÃO
A saúde do trabalhador é uma área da Saúde Pública que estuda a relação entre o trabalho e a saúde. Tem por objetivo a proteção do trabalhador verificando sempre os riscos na área de trabalho.A SAÚDE DO TRABALHADOR
Em vigor desde 2004, a Política Nacional de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde visa à redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, mediante a execução de ações de promoção, reabilitação e vigilância na área de saúde.
Suas diretrizes, descritas na Portaria nº 1.125 de 6 de julho de 2005, compreendem a atenção integral àsaúde, a articulação intra e intersetorial, a estruturação da rede de informações em Saúde do Trabalhador, o apoio a estudos e pesquisas, a capacitação de recursos humanos e a participação da comunidade na gestão dessas ações.
O trabalho é um dos elementos que mais interferem nas condições e qualidade de vida do homem e portanto, na sua saúde. Muitas das lutas travadas por direitos trabalhistasque ocorreram no último século estão ligadas a demandas dos trabalhadores por um ambiente de trabalho saudável, e a própria existência de doenças profissionais, isto é, de enfermidades ligadas à atividade produtiva já era reconhecida pela Organização Internacional do Trabalho desde o início do século XX.
No Brasil, a Constituição Federal de 1988 retirou o assunto Saúde do Trabalhador do campo doDireito do Trabalho e o inseriu no campo do Direito Sanitário, isto porque existe um entendimento de que a saúde é um direito que não pode ser negociado e deve ser garantido integralmente.
O SUS vem assumindo as questões relacionadas à saúde do trabalhador por meio das Secretarias de Saúde que são responsáveis tanto por programas preventivos, quanto pelo atendimento de pacientes com danosdecorrentes da atividade produtiva. Tais danos à saúde do trabalhador incluem acidentes de trabalho, doenças e agravos (lesão ou função do corpo prejudicada) que o trabalhador sofra, adquira ou desenvolva no local de trabalho, trajeto entre a residência e o local de trabalho ou na prestação de serviço para o empregador, independente de ter ou não carteira assinada e do local onde o dano à saúde ocorreu.DOENÇAS RELACIONADAS AO TRABALHO

Asma Ocupacional: ocorre com trabalhadores que entram em contato, em seu ambiente de trabalho, com produtos químicos ou agentes biológicos que causam alergia ou irritação do aparelho respiratório.
A melhor forma de prevenir a asma ocupacional é por meio da utilização de equipamentos de proteção que impeçam o contato do trabalhador com o agente causador daalergia.

Dermatoses Ocupacionais: são lesões que afligem a pele dos trabalhadores que durante suas atividades precisam entrar em contato com produtos e agentes que causam irritação e alergia, mas não têm acesso à proteção adequada.
Tais dermatoses são causadas pelo contato frequente com agentes químicos, comuns em indústrias e no trabalho doméstico em produtos de limpeza.

LER / DORT -Lesão por Esforços Repetidos / Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho: são movimentos repetidos de qualquer parte do corpo que podem provocar lesões em tendões, músculos e articulações, principalmente dos membros superiores, ombros e pescoço, devido ao uso repetitivo ou a manutenção de posturas inadequadas.
As vítimas mais comuns são os digitadores, datilógrafos, bancários, telefonistas,secretárias e trabalhadores de linhas de montagem.
  As principais causas de LER são: posto de trabalho inadequado, mas projetado ou ergonomicamente errado; atividades no trabalho que exijam força excessiva com as mãos; posturas inadequadas e desfavoráveis às articulações; repetição sistemática de um mesmo padrão de movimento; ritmo intenso de trabalho; jornada de trabalho prolongada; falta de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • SAUDE DO TRABALHADOR
  • Saude do trabalhador
  • Saude do trabalhador
  • Saúde do trabalhador
  • Saúde do Trabalhador
  • Saude do trabalhador
  • Saúde do trabalhador
  • saude do trabalhador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!