A síndrome dos ovários policísticos

Páginas: 6 (1455 palavras) Publicado: 14 de abril de 2013
A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma doença caracterizada pela presença de múltiplos cistos nos ovários, associados a uma desregulação do ciclo ovulatório e dos hormônios femininos.

Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre a síndrome dos ovários policísticos:
* O que é o ovário policístico.
* Causas da síndrome dos ovários policísticos.
* Sintomas do ováriopolicístico.
* Ovário policístico e gravidez.
* Tratamento da síndrome dos ovários policísticos.
* Diferenças entre ovário policístico e cisto no ovário .
O que é ovário policístico?
Um cisto é uma espécie de saco formado por uma fina membrana, contendo líquido ou ar em seu interior. É como aquelas bolhas que surgem na pele após uma queimadura ou no pé após o uso de um sapatodesconfortável. O cisto é uma estrutura fechada, não tendo comunicação direta com o tecido no qual ele está inserido.

O ovário policístico, como o próprio nome diz, é um ovário que desenvolve múltiplos cistos. Para entender por que surgem vários cistos no ovário é preciso primeiro conhecer o ciclo ovulatório normal. Vamos resumi-lo:

Ciclo menstrual normal

O ciclo da ovulação ocorre por umasequência de eventos desencadeados pelo cérebro, ovários e útero, que ocorrem em média uma vez a cada 28 dias (em algumas mulheres este ciclo é maior, em outras menor). O ciclo ovulatório é controlado basicamente por 4 hormônios, dois deles, FSH e LH, produzidos pela glândula hipófise do cérebro, e outros dois, estrogênio e progesterona, produzidos pelos ovários.

Durante a primeira metade do ciclo, océrebro produz o hormônio FSH, que estimula o ovário a desenvolver vários folículos (um tipo de cisto). Na presença do FSH, os folículos começam a se desenvolver, crescendo e amadurecendo. Sete dias após o início do ciclo, é possível detectar na ultrassonografia do ovário vários folículos medindo entre 9 e 10 milímetros.

Estes folículos ovarianos começam a produzir estrogênio. Conforme osníveis de estrogênio vão crescendo, um dos folículos se torna dominante, desenvolvendo-se mais rápido que os outros, que param de crescer e começam a involuir. Este folículo dominante é quem vai liberar o óvulo no momento da ovulação.

O pico na produção de estrogênio ocorre um dia antes da ovulação. No momento de concentração máxima do estrogênio, outro hormônio da hipófise é liberado, o LH. Estamosagora exatamente no meio do ciclo, ao redor do 14º dia em casos de ciclos menstruais de 28 dias. 36 horas após a liberação do LH, ocorre o rompimento do folículo dominante e a liberação do óvulo.

Após a ovulação, o ovário produz estrógeno e progesterona, que preparam o útero para a implantação e possível gravidez. Se o óvulo não for fecundado, ele é absorvido e a produção de LH, estrogênio eprogesterona é interrompida. Sem estes hormônios o útero descama, surgindo assim a menstruação.

Portanto, a menstruação é um sinal que a mulher ovulou mas não foi fecundada.

Para ler sobre o ciclo menstrual com mais detalhes sugerimos dois textos:
- CICLO MENSTRUAL | PERÍODO FÉRTIL
- PERÍODO FÉRTIL PARA ENGRAVIDAR.

Ciclo menstrual na síndrome dos ovários policísticos

Nas mulheres comSOP, os folículos que surgem devido à ação do FSH são incapazes de crescer até um tamanho que provocaria a ovulação, não havendo, portanto, o desenvolvimento de um folículo dominante. Sem o folículo dominante, não ocorre ovulação nem estímulo para os folículos restantes involuírem, havendo acúmulo progressivo dos mesmos, o que é responsável pelo aspecto policístico que os ovários adquirem. Aausência de ovulação e a presença constante de folículos desregula todo o ciclo de produção de FSH, LH, estrogênio e progesterona. A mulher com ovário policístico pode não ovular por vários ciclos, o que é facilmente perceptível pela natureza irregular das suas menstruações.

O que causa a síndrome dos ovários policísticos?

Não se sabe bem ao certo o que provoca a SOP. É provável que a mesma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Síndrome do ovário policístico
  • sindrome do ovario policistico
  • Síndrome dos ovários policísticos
  • Sindrome do Ovario Policistico
  • Útero e síndrome de ovários policisticos
  • Sindrome ovarios policisticos
  • Sindrome dos ovários policisticos
  • Sindrome do ovário policístico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!