A sã doutrina

Páginas: 44 (10861 palavras) Publicado: 25 de setembro de 2011
A SÃ DOUTRINA
Doutrinas X Costumes

“Se alguém ensina alguma doutrina diversa, e não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, é soberbo, e nada sabe”. (1 Timóteo 6:3)

Todo tipo de ensinamento deve estar de acordo com a Bíblia. O que não estiver nas Sagradas Escrituras, não pode ser considerado como “Doutrina”. O apóstolo Paulo afirmou: “Mas ainda que nós mesmos ou umanjo do céu vos pregasse outro evangelho além do que já vos pregamos, seja anátema”. (Gálatas 1:8) Sendo assim, o que está na Bíblia deve ser observado e respeitado. E o que não está na Bíblia, ou seja, outro evangelho, deve ser anátema (traduzindo: expulso do nosso meio). É o que nos ensina a Bíblia.
Porém, infelizmente há pessoas que confundem doutrina com costumes. Doutrina é o que está naBíblia. Costumes são dogmas, tradições de uma cultura local, de um povo ou nação, e não se encontram nas Escrituras. Por exemplo: a uns quarenta anos atrás, algumas igrejas proibiam: ouvir rádio; beber refrigerantes; mascar chiclete; usar perfume; mulher não podia andar de bicicleta; mulher não podia ser vista conversando com homem algum; o casal de namorado não podia andar nem de mãos dadas! Calçajeans era sinal de fraqueza espiritual e a pessoa estava prestes a sair da igreja. E além do paletó e a gravata, tinha que usar um chapéu! Pergunta: Onde foram parar estas “doutrinas”? Não eram de Deus? E se eram, porque acabaram?? Se não eram de Deus, porque permaneceram por tanto tempo, suspendendo e excluindo irmãos da igreja?? Acabaram, porque não passavam de doutrinas de homens!
"Se, pois,estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como: não toques, não proves, não manuseies? As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens; as quais tem, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algumsenão para a satisfação da carne". Colossenses 2: 20-23

No versículo acima o apóstolo Paulo adverte aos Colossenses que todas essas doutrinas dos homens perecem!!!
“Fostes comprados por bom preço. Não vos façais escravos dos homens”.
(1 Coríntios 7:23)

Um exêmplo bíblico dos que viviam na doutrina dos homens está em Marcos 7:1-8. Veja o que Jesus disse nesta passagem:
“Foram ter comJesus os fariseus, e alguns dos escribas vindos de Jerusalém, e repararam que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar. Pois os fariseus, e todos os judeus, guardando a tradição dos anciãos, não comem sem lavar as mãos cuidadosamente; e quando voltam do mercado, se não se purificarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como a lavagemde copos, de jarros e de vasos de bronze.
(Note que eles observavam vários dogmas - as tradições dos anciãos)
Perguntaram-lhe, pois, os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos
conforme a tradição dos anciãos, mas comem o pão com as mãos por lavar? Respondeu-lhes:
Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me
com os lábios; o seucoração, porém, está longe de mim; mas em vão me adoram, ensinando
doutrinas que são preceitos de homens”.

Jesus chama de hipócritas, como já havia profetizado Isaías, aqueles que, ao invés de seguirem o mandamento de Deus, que está na Bíblia, seguem tradições, costumes impostos pelos homens. Aliás, se voce é um leitor assíduo das Escrituras, vai notar nos evangelhos, que os escribas, fariseus,hipócritas eram conhecidos pela roupa! Isso mesmo!!! Queriam sempre mostrar boa aparência exterior:
“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! Porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas por dentro estão cheios de ossos e de toda imundícia”.(Mateus 23:27)
Jesus nunca se vestiu de maneira especial para mostrar que era o Filho de Deus. Para Judas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O ensino da sã doutrina
  • Profetas e Sã Doutrina
  • Doutrina
  • Doutrina
  • Doutrina
  • Doutrina
  • doutrinas
  • doutrina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!