A Rosa P Rpura Do Cairo

560 palavras 3 páginas
Universidade Federal do Rio de Janeiro
Disciplina: Arte e Educação - Turma B
Professora: Dra. Monique Andries
Aluna: Samara Reis - DRE: 110139527
Data: 29/03/2012
A Rosa Púrpura do Cairo

Ficha técnica:
Nome original: The Purple Rose of Cairo.
Origem: EUA
Ano: 1985
Direção: Woody Allen
Gênero: Romance
Elenco: Jeff Daniels (Tom Baxter/Gil Shepherd), Danny Aiello (Monk), Mia Farrow (Cecilia), Irving Metzman (Gerente do teatro), Stephanie Farrow (Irmã de Cecília), Dianne West (Emma), Edward Herrmann (Henry), John Wood (Jason), Van Johnson (Larry).
Trilha Sonora:
=> "Cheek to Cheek" - (1935) Escrito por Irving Berlin,Vocal por Fred Astaire, tocada durante os créditos de abertura e no clipe de O Picolino (1935) no final.
=>“I Love My Baby, My Baby Loves Me" - (1925) Música de Harry Warren. Letra de Bud Green. Cantada por Jeff Daniels com Loretta Tupper no piano.
=>"Alabamy Bound" - (1925) Música de Ray Henderson; Letra de camarada G. DeSylva e Bud Verde; Interpretado por Cynthia Sayer e Sung por Jeff Daniels.
=>"Um Dia de Cada Vez" Escrito por Dick Hyman;

Dissertação

O filme relata sobre a estória de uma mulher sonhadora, casada com o brutamonte Monk (Danny Aiello). Monk passa os dias bebendo, jogando pôquer com os amigos e saindo com outras garotas. Para completar, bate em Cecilia. A válvula de escape dela é o cinema. Cecilia vai ao cinema quase todas as noites, muitas vezes para ver o mesmo longa. Com uma abordagem da sociedade do século XIX, o filme A Rosa Púrpura do Cairo retrata o comportamento da sociedade por meio do dia-dia de um casal (personagens principais), o filme retrata temas como a subordinação da mulher, o machismo, o preconceito e as constantes humilhações sofridas pela categoria feminina. Além disso, é mostrada a influência que o cinema exercia sobre estas mulheres, visto que este era uma das únicas formas de diversão da época. A obra aborda ainda questões mirabolantes como a de um personagem do filme exibido no cinema

Relacionados