A Revolu O Francesa Fichamento

1644 palavras 7 páginas
A Revolução Francesa
TESE:
“Se a economia do mundo do século XIX foi formada principalmente sob a influência da revolução industrial britânica, sua política e ideologia foram formadas fundamentalmente pela Revolução Francesa.” (P.71)
(...) “A França forneceu o vocabulário e os temas da política liberal e radical-democrática para a maior parte do mundo. A França deu o primeiro grande exemplo, o conteúdo e o vocabulário do nacionalismo. A França forneceu os códigos legais, o modelo de organização técnica e científica e o sistema métrico de medidas para a maioria dos países. A ideologia do mundo moderno atingiu as antigas civilizações que tinham até então resistido as idéias europeias inicialmente através da influência francesa. Esta foi a obra da Revolução Francesa.” (p.72)
(...) “A Revolução Francesa pode não ter sido um fenômeno isolado, mas foi muito mais fundamental do que os outros fenômenos contemporâneos e suas consequências foram portanto mais profundas. Em primeiro lugar, ela se deu no mais populoso e poderoso Estado da Europa (não considerando a Rússia). Em 1789, cerca de um em cada cinco europeus era francês. Em segundo lugar, ela foi, diferentemente de todas as revoluções que a precederam e a seguiram, uma revolução social de massa, e incomensuravelmente mais radical do que qualquer levante comparável. Não é um fato meramente acidental que os revolucionários americanos e os jacobinos britânicos que emigraram para a França devido a suas simpatias políticas tenham sido vistos como moderados na França.” (p.72)
“Em terceiro lugar, entre todas as revoluções contemporâneas, a Revolução Francesa foi a única ecumênica. Seus exércitos partiram para revolucionar o mundo; suas idéias de fato o revolucionaram (...) A Revolução Francesa é um marco em todos os países. Suas repercussões, ao contrário daquelas da revolução americana, ocasionaram os levantes que levaram à liberdade da América Latina depois de 1808 (...) A Revolução Francesa foi, como se disse bem, “o

Relacionados

  • FICHAMENTO DO LIVRO PENSANDO A REVOLU O FRANCESA
    2224 palavras | 9 páginas
  • Pascal Bernardin - Maquiavel Pedagogo
    30002 palavras | 121 páginas
  • Projeto de pesquisa
    19582 palavras | 79 páginas
  • O livro negro do comunismo
    169756 palavras | 680 páginas