a revolução

Páginas: 2 (419 palavras) Publicado: 3 de dezembro de 2013
 Abordaremos nesse artigo alguns aspectos de uma das obras mais expressivas para a historiografia do nosso país. A revolução brasileira de Caio Prado Júnior, Mas antes de abordar as questõesrelacionadas a obra faz-se necessário conhecer um pouco do autor e de suas perspectivas.
Caio prado Junior nasceu em São Paulo  no dia 11 de fevereiro de 1907. Sua família fazia parte da sociedade nobrepaulistana, possuía uma boa situação financeira e detinha um papel de destaque na economia e na política local. A formação secundaria de Caio Prado aconteceu no Colégio São Luís e no Chelmesford Hall,Inglaterra onde concluiu seus estudos secundários. Graduou-se em Direito e Geografia, e obteve a livre docência no ano de 1956 com a tese, Diretrizes para uma política econômica brasileira.
Oenvolvimento na política começou ainda na juventude quando, contrário às tendências políticas do antigo Partido Republicano Paulista, decide se filiar ao Partido Democrático. Participou também daAliança Liberal que apoiou Getúlio Vargas na Revolução de 1930. Insatisfeito com o planejamento político do Partido Democrático, aderiu ao Partido Comunista e passou a pensar e organizar a ideologia dopartido junto ao proletariado. Em 1937, o historiador exilou-se na Europa, onde continuou com suas atividades políticas. Retornando ao Brasil em 1939, atuou como militante comunista, sendo eleito, peloPartido Comunista Brasileiro, em 1945, deputado estadual e, em 1947, deputado constituinte. Porém, em 1948, teve o seu mandato cassado.
Foi um dos mais importantes pensadores sobre o Brasil e tambémum dos primeiros a analisar a história do Brasil pelo marxismo, Segundo José Carlos Reis “Após 1930, Caio Prado vai se tornar o mais influente historiador brasileiro, tomando o lugar de Capistrano deAbreu, que o fora no período anterior. Caio Prado "pegou o bastão" das mãos de Capistrano e prosseguiu, revigorando e acelerando a prova olímpica, histórica e política, do "redescobrimento do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • REVOLUÇAO
  • Revolução
  • Revolução
  • revolução
  • Revolução
  • Revolução
  • revolucao
  • Revolução

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!