A Revolução Social na Revolução Industrial

Páginas: 8 (1861 palavras) Publicado: 25 de fevereiro de 2015








Luiz Gustavo Ramos Mello
Especialista em Direito Processual Civil – UNITAU
Professor do Centro Universitário Anhanguera – Unidade Pindamonhangaba-SP
e-mail: ramosmello@aasp.org.br
A Revolução Social na Revolução Industrial


Resumo
A Revolução Industrial, ocorrida na Inglaterra no final do século XVIII, provocou violentas transformações na estrutura social daépoca, alterando, assim, não só o modo de produção econômico, como também o modus vivendi, que caracteriza a Revolução Social. Tais mudanças no seio da sociedade, ocorridas em razão do ingente desenvolvimento dos centros urbanos (ocorrência do êxodo rural), altera o dia-a-dia das famílias européias. Com o surgimento da classe proletariada, advém os reflexos de relacionamento com os donos do capital(industriais): exploração da mão de obra infantil, concorrência da mulher na produção, desemprego urbano, violência, alcoolismo e prostituição, fome e miséria, classe sindical e greves, surgimento dos novos ricos industriais e fabricação de novos produtos de consumo, surgimento de bairros industriais e nova divisão de classe social.

Palavras Chave: Revolução Industrial; Revolução Social;industrialização.

INTRODUÇÃO

A Revolução Industrial, objeto do presente trabalho, é tema hodiernamente presente nas fileiras acadêmicas e nas discussões sociais travadas pelos intelectuais das ciências humanas. Por certo, a industrialização da Inglaterra, no final do século XVIII, “é o complemento direto da Revolução Inglesa do século XVII, que cria as condições básicas para a eclosão domaquinismo no final do século XVIII, consolidando a idéia de Revolução Inglesa como célula-mãe da Era das Revoluções Burguesas, por destravar as forças produtivas rumo à Revolução Industrial”1. Após a crise do sistema feudal, um novo modo de produção faz-se na Europa: o capitalismo2.
Remontando o curto período que compreende da subida de Jorge II, até a de seu filho Guilherme IV, o aspecto daInglaterra modificou-se rápida e profundamente. As extensões de pastos que eram considerados comuns, foram demarcadas, aldeolas transformaram- se em cidades populosas. Construíram- se estradas mais largas. As zonas navegáveis foram ligadas por meio de canais.
Na estrutura social ocorreram mudanças paralelas às físicas. O número de habitantes aumentou muito. Homens e mulheres do campo passaram aviver apinhados, ganhando a vida não já como famílias ou grupo de vizinhos, mas como unidade de mão- de- obra fabril. Há exploração de novas matérias-primas, abriram-se novos mercados e criaram-se técnicas comerciais novas, a mobilidade e o volume do capital aumentaram, onde também nasce o sistema bancário. Assim, o Estado passou a desempenhar um papel menos ativo na atividade econômica.
Estasgrandes modificações no modo de produção provocaram ingentes transformações na sociedade. Os reflexos da revolução industrial na sociedade foram de tanta monta, que Marx consigna que a revolução havia marcado o término de uma sociedade e a inauguração de uma nova.3
A Revolução Industrial provocou um intenso deslocamento da população rural em direção das cidades (êxodo rural), modificando, dessaforma, a densidade demográfica (concentrações urbanas).
Nesse concerto social, procura o presente trabalho focar o novo modus vivendi da sociedade provocado pela Revolução Industrial –– a Revolução Social.

A REVOLUÇÃO SOCIAL

A Revolução industrial cujo impacto sobre a sociedade for inorme, significou, além de uma Revolução tecnológica, uma Revolução Social. A passagem do uso dasferramentas às máquinas, da energia humana à motriz, do sistema doméstico ao fabril corresponde aos elementos responsáveis pela brusca mudança social iniciada no final do século XVIII.
Uma das primeiras manifestações da Revolução Industrial foi o desenvolvimento intenso dos centros urbanos –– e, consequentemente, a ocorrência do êxodo rural (deslocamento da população rural em direção às...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Impactos sociais da revolução industrial
  • Análise Social a partir da Revolução Industrial
  • A revolução industrial e o surgimento do social como problema
  • Questões sociais do desemprego na revolução industrial
  • A Revolução Industrial e o Surgimento do Social como Problema
  • "Revolução Industrial": desenvolvimento e impacto social
  • Revolução industrial e a nova orgem social
  • Da revolução urbana a revolução industrial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!