A revolução social 1945-90

Páginas: 7 (1696 palavras) Publicado: 27 de fevereiro de 2013
Resenha – A Revolução Social 1945-90



I


Hobsbawm inicia esse capítulo dizendo que a transformação social que ocorreu nesse período,1945-90,começa com o declínio do campesinato. Afirmando que essa transformação universal foi extremamente rápida e, se posso dizer eficiente em alguns de seus âmbitos.
De acordo com o autor,a mudança social começa com o declínio docampesinato, sendo esse o ponto que nos isolaria do passado.Antes,os seres
humanos viviam suas vidas na terra,com gados e recorriam a pesca,só que o
que não era de se imaginar que, no início de 1980,nenhum da grande maioria dos países tivesse mais de 10% de sua população em atividades campesinas.
Os números de pessoas dedicadas as atividades nos campos iam diminuindo,
em 1950,por exemplo, na Espanha eem Portugal as pessoas que trabalhavam na agricultura representavam um pouco menos da metade da população,trinta anos depois estavam reduzidos a 14,5% e 17,6%,respectivamente.
Apenas 3 partes do globo ainda permanecia dominada por aldeias:África, o
sul e sudoeste da Ásia continental e a China. Nessas regiões era possível encontrar maiorias cuidando de gados e arando terras.Contudo,mesmolá,sofriam com as pressões do desenvolvimento econômico.
Com algumas exceções,países ricos se transformaram em grandes produtores
agrícolas mesmo com o crescente declínio do campesinato, se transformaram em grandes produtores mundiais gerando uma grande produção per capita. Com o maquinário para desenvolver o trabalho agrícola,não mais precisavam de muita mão-de-obra.Nos países pobres,a revoluçãoagrícola era irregular.

mal conseguia se alimentar.Eram apenas encorajados a produzir produtos especializados ao mundo desenvolvido,e a continuar o serviço agrícola a maneira antiga.
Nas segunda metade o sec. XX , o mundo era, em sua maioria populacional,urbano.Era uma mescla de antigas e novas tradições interagindo.Revoluções no transporte público,e comunicação,marcavam também a novaonda que acontecia no globo.

II
Com o crescimento nas ocupações dos centros urbanos,a necessidade de educação básica também surgia junto com esse crescimento.Com o aumento da demanda de vagas na educação secundária e a superior,chegaram a níveis nunca antes imaginados.Em 1960,os estudantes tinham construído uma história,especialmente em 1968,as explosões de radicalismo estudantil,semostraram dignas de aplausos.Nos países socialistas,apesar de todo o orgulho quanto à educação,a corrida as universidades tinham sido menos valorizadas.Essa onda de procura pelo curso superior,veio junto com a cobrança que vinha do sistema econômico moderno,exigia muito mais administradores,professores,especialistas técnicos e etc..
A importância do curso superior crescia ainda mais,como um fatordeterminante para um futuro brilhante.Jovens acreditavam que o diploma de intelectual lhes daria uma vida melhor do que a dos pais e também um status econômico e social de prestígio,garantindo-lhes várias riquezas.
Essas novas massas de jovens rapazes e mulheres e professores formavam um novo fator cultural na política.Suas novas condições,lhe dava a possibilidade de pensar e representar aexpressão social.Fazendo frente a países ditatoriais com ações coletivas assim como no Chile,um exemplo dado pelo autor.Em 1968,provocaram uma onda de greves operárias na França e Itália mas não tento maior resultado revolucionário.
Os estudantes sentiam que tudo poderiam fazer nesse novo mundo de possibilidades,e logo depois,voltariam a gerar novas ondas de greves operárias reivindicandomelhores salários.


III

A idéia de que a velha classe operária industrial estava em declínio era errada,pelo menos em escala global.Considerando como as transformações técnicas de produção afastou e eliminou a mão-de-obra humana.Com exceção dos EUA,que teve um visível declínio de sua porcentagem de empregados na
manufatura a partir de 1965.
Essa idéia erronia de um possível...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Revolução Dos Bichos por George Orwell em 1945
  • A Revolução Social na Revolução Industrial
  • A revolução social
  • Revolução social
  • Política social brasileira 1930 a 1945
  • O serviço social adentrando a decada de 90
  • O serviço social nas decadas de 40 a 90
  • Fichamento A revolução das Mídias Sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!