A revolução russa

Páginas: 10 (2332 palavras) Publicado: 2 de outubro de 2012
A revolução russa


Objetivos da revolução russa


Desde 1914, inicio da Primeira Guerra Mundial, a Rússia vive momentos de profunda crise interna. A participação russa na guerra serviu para agravar ainda mais a situação de crise, colaborando para a eclosão de uma revolução que proclamava como seus objetivos:


• A derrubada do regime absolutista do czar e acriação de um governo mais identificado com os interesses dos trabalhadores;


• A substituição do modo de produção capitalista pelo socialista, baseado principalmente nas teorias de Karl Marx e de Friedrich Engels.



CAUSAS GERAIS DA REVOLUÇÃO RUSSA


No decorrer de todo o século XIX, a Rússia foi governada por monarquistas e absolutistas, comandados pelosczares russos:


• Alexandre II (1858- 1881): Procurou o absolutismo do regime, tentando modernizar o país através de medidas, como, por exemplo: suspensão da censuras a livros e a imprensa, concessão de maior autonomia ás províncias do império e a abolição de servidão agrária e dos castigos corporais. Essa política encontrou forte oposição dos aristocratas conservadores. Em 1881, oczar foi assassinado.


• Alexandre III ( 1881-1894): Influenciado pelas forças conservadoras, Alexandre III retomou o antigo vigor do regime absolutista. Através da política (Ochrana), controlava os setores educacionais, a imprensa e os Tribunais de Justiça. Impedidos de protestar contra as injustiças, camponeses e operários foram duramente explorados.


NicolauII (1894-1917): Aproximando a Rússia da França, Nicolau II ativou o desenvolvimento capitalista do seu país através de medidas como: início do da exploração do petróleo implantação de estradas de ferro e implantação da indústria siderúrgica. Com a entrada da Rússia na fase da industrialização, ampliou-se a classe operaria urbana, que, nesse período, era extremamente explorada em seu trabalho.• Durante o reinado de Nicolau II, formam organizados partidos políticos marxistas que se dividiam em dois grupos básicos.

Os mencheviques: liderados por Georgi Plekhanov, defendiam que os trabalhadores poderiam conquistar o poder participando normalmente das atividades políticas (mencheviques significa minoria)


Os Bolcheviques: Liderados por VladimirLlitch Ulianov (1870-1924), mais conhecido como Lenin, defendiam que os trabalhadores só chegariam ao poder pela luta revolucionaria ( bolcheviques significa maioria ). Lev Bronstein, mais conhecido como Trotski, destacou-se como grande líder dos bolcheviques.

• A situação social e econômica da Rússia foi profundamente agravada com a participação do país:
• Na guerracontra o Japão (1904-1905): Russos e japoneses lutaram pela disputa, de territórios na China. A Rússia foi derrotada nessa guerra e o regime político czar foi internamente ameaçado;
• Na primeira Guerra Mundial (1914-1818): Ainda abatida pela derrota sofrida junto ao Japão, a Rússia envolveu-se em outro conflito, sofrendo grandes derrotas por parte dos Alemães.





Odesenvolvimento da revolução Russa


A Revolução Russa pode ser dividida em três grandes etapas:


1ª) Revolução Branca (de março a novembro de 1917). Após a derrubada do czar, instalou-se um governo provisório chefiado pelo príncipe Lvov, tendo kerennski como ministro da guerra, esse governo procurou realizar algumas reformas, tais como: limitação da jornada detrabalho para oito horas e separação de Igreja e estado. Lideres socialista organizavam politicamente os operários, soldados e camponeses em comitês denominados soviets. As ordens do governo eram discutidas e analisadas pelos soviets, que nem sempre as cumpriam. Em julho, kerenski tornou-se chefe do governo e continuou mantendo a participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial. Era enorme a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução Russa
  • revolução russa
  • Revolução Russa
  • revolução russa
  • Revolução russa
  • Revolução russa
  • Revolução Russa
  • A Revolução Russa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!