A Revolução Insdutrial

Páginas: 6 (1372 palavras) Publicado: 16 de novembro de 2014
Trabalho de História - Revolução Insdustrial

Revolução Industrial-Introdução

A Revolução Industrial

A revolução industrial aconteceu na Inglaterra, integra o conjunto das "Revoluções Burguesas" do século XVIII, causando uma crise no antigo regime, fazendo a passagem do capitalismo comercial para o industrial. Há outras duas revoluções que acompanham o tema, que são, a independência dosEstados Unidos e a revolução francesa, que seguiam os princípios iluministas, fazendo assim a passagem da idade moderna para a idade contemporânea.

Revolução Insdutrial-Conceitos

Para entender a revolução industrial, é preciso entender os princípios de produção do regime anterior. A principal forma de produção da idade média era o artesanato, no qual o próprio artesão conseguia a obraprima, tinha sua própria oficina, possuía suas proprias ferramentas e fazia praticamente todo o trabalho sozinho. Era um trabalhar familiar.
Já na idade moderna, a manufatura predominou. Que funciona dessa forma: Havia uma divisão social do trabalho, cada homem era responsável por uma parte da linha de produção, e alguns deles ficavam responsáveis por operar máquina que necessitavam de alguém paraoperar.
A primeira fase da Revolução Industrial correspondeu ao período que se estende de 1760 a 1850; nesse período a Inglaterra liderou o processo de industrialização. Se desenvolvendo cientificamente e economicamente. surgiram então as primeiras máquinas feitas de ferro que utilizam o vapor como força. Devido ao amplo mercado de produtos industrializados, fazia os ingleses preferirem amecanização da produção.

Economia

O resultado disso foi um grande crescimento no mercado consumidor, fazendo com que o comércio se desenvolvesse monetariamente. Nesse momento já aumenta a produtividade de trabalho, devido a divisão social da produção, onde cada trabalhador realizava uma etapa na confecção de um produto. Com a ampliação do mercado, consequentemente o comércio se expandiu, indo parao oriente e também para à américa, com isso os grandes mercadores aumentavam seus lucros.
Uma característica marcante desse período foi a interferência capitalista na produção, passando a comprar a matéria prima, assim determinando o ritmo da produção, que controlava os principais mercados consumidores. A partir da criação da máquina a revolução “se divide em quatro partes”. A energia a vapor noséculo XVIII, energia elétrica no século XIX, energia nuclear e avanço da informática, da robótica e do setor de comunicações ao longo dos século XX e XXI, porém aspectos ainda discutíveis.
Os principais produtos dessa época partiam do têxtil, e com a matéria prima sendo o algodão e a abundância de mão de obra barata, tudo ficava mais em conta. Gerando assim um lucro muita mais elevado, e esseslucros eram investidos em melhorias técnológicas e produtivas. Assim, também o setor metalúrgico foi estimulado, bem como a pesquisa de novas fontes de energia.
Nesse período foram inventada diversas máquinas para melhorar a produção dos produtos já existentes, e possibilitar a produção de novos. Dentre essas máquinas estão: a máquina de Hargreaves (1767), capaz de fiar, sob os cuidados de um sóoperário, 80 kg de fios de algodão de uma só vez; a máquina Crompton, aprimorando o tear hidráulico (1779); o tear mecânico de Cartwright (1785); a máquina a vapor de Thomas Newcomen, aperfeiçoada depois por James Watt (1769); o barco a vapor de Robert Fulton (1805 - Estados Unidos); a locomotiva a vapor de George Stephenson (1814); dentre várias outras.
Para facilitar a comunicação e odeslocamento da matéria prima para a produção, setores como comunicação e transportes sofreram um grande avanço, surgindo assim o barco a vapor, a locomotiva, o telégrafo, o telefone, etc.

A segunda fase da revolução industrial se iniciou em 1850. Foi quando a produção começou a ficar muito mais rápida, envolvendo vários setores da economia, com a propagação do aço e a descoberta de novas fontes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • o espaço insdutrial
  • revolução
  • REVOLUÇAO
  • Revolução
  • Revolução
  • revolução
  • Revolução
  • a revolução

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!