A REVOLUÇÃO INGLESA

Páginas: 7 (1719 palavras) Publicado: 11 de agosto de 2013



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
história

josé carlos costa dos santos





A REVOLUÇÃO INGLESA







Ibaiti
2013


josé carlos costa dos santos





A REVOLUÇÃO INGLESA



Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: História Moderna II, Povo, Cultura e Religião, Políticas Educacionais,Educação e Inclusão, Língua Brasileira de Sinais, Seminário IV.

Prof.: Fábio Luiz da Silva, Patrícia Martins Castelo Branco. Guilherme Cantieri Bordonal, Samira Fayez Kfouri Adriana Cristine Dias Locatelli, Edilaine Vagula, Juliana Junia Facundo de Almeida, Silvana Araujo Silva






Ibaiti
2013

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho tratará de assuntos relacionados com os fatosocorridos na Inglaterra no século XVII o quais foram nomeados como Revolução Inglesa, e terá seu embasamento em um texto acadêmico de José Jobson de Arruda e em um capítulo de um Livro didático que trata do assunto em questão. A finalidade principal desta produção é analisar como o tema em questão é trabalhado no livro didático.
O primeiro item estudado trata-se de um texto que aborda estesassuntos expondo várias opiniões sobre a Revolução Inglesa, onde podemos notar várias interpretações deste assunto que aqui esta em pauta. Já no segundo item é realizada uma análise do assunto tratado em um livro didático que aborda o tema em questão, onde podemos notar que os autores expressam nos textos todo o contexto em que aconteceu esta Revolução, bem como suas consequências para a sociedadedaquele período.

2 DESENVOLVIMENTO

Ao analisar o texto de José Jobson de Arruda percebemos que o autor inicia o texto falando que no século XVII aconteceu uma revolução burguesa e não Inglesa. Este ressalta que no século XVIII o tema revolução Inglesa foi tratado como querelas políticas entre o parlamento e o absolutismo monárquico, onde o parlamento buscava a defesa das liberdades individuaise religiosas, pois o rei fazia tudo o que queria não se importando com o restante do povo.
O Autor ressalta que os Liberais apontam para uma Revolução com um caráter progressista, onde os interesses dos burgueses representava toda a população Já os conservadores se opõem a este caráter progressista, e enfatizam seu caráter classista. Para Macaulay:

A revolução foi uma luta do Parlamentocontra Carlos I em prol da Liberdade Política e Religiosa do Povo Inglês o que significou o primeiro confronto entre a liberdade e a tirania real, primeiro combate em favor do iluminismo e do Liberalismo, confronto capaz de colocar a Inglaterra no caminho da monarquia parlamentar e das liberdades civis.

O autor nos mostra que a revolução Inglesa foi uma consequência da luta dos menosfavorecidos contra a aristocracia. A revolução foi então a união dos camponeses com os burgueses os quais se encontravam chateados com os privilégios dos monarcas. Um dos autores citados no texto trata a revolução inglesa como uma luta de classes, podemos notar isso na citação de C. Hill:
“A Revolução Inglesa de 1640-60, foi um grande movimento social como a Revolução Francesa de 1789. O poder doEstado protetor da velha ordem essencialmente feudal foi violentamente destruído e o poder passou para as mãos de uma nova classe, e assim o livre desenvolvimento do capitalismo tornou-se possível. A Guerra Civil foi uma luta de classes, na qual o despotismo de Carlos I foi defendido pelas forças reacionárias da Igreja e terra tenentes reacionários. O Parlamento atacou o Rei porquê pode apelar parao apoio entusiástico das classes comerciantes, e as amplas massas da população, onde quer que fossem capazes de entender, pela livre discussão, que a luta era iminente”.

Na sequencia do texto percebemos novas interpretações do assunto, através do estudo da história e a sociologia. Neste contexto é ressaltado pelo autor trabalhos de Peter Laslett o qual trata da história inglesa a partir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução inglesa
  • Revolução inglesa
  • Revolução Inglesa
  • Revolução Inglesa
  • Revolução Inglesa
  • revolução inglesa
  • a revolucao inglesa
  • Revolução Inglesa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!