A revolução industrial e o surgimento do social como problema

Páginas: 2 (350 palavras) Publicado: 3 de outubro de 2012
Na análise social ocorreu uma grande concentração humana nas cidades inglesas devido às profundas transformações que estavam ocorrendo nos campos. A agricultura inglesa do século XVII vinha passandopor uma profunda reestruturação. O processo conhecido como enclosures “cercamento” buscava maior produtividade no campo, tendo o lucro como objetivo principal. Este sistema levou uma grande massa decamponeses à miséria, sendo forçado a abandonar suas terras em busca de trabalho nas cidades que estavam em franco crescimento. Como conseqüência dessas mudanças no campo, as cidades cresceramenormemente devido ao afluxo das massas de camponeses atraídos para o trabalho nas fábricas, formando o proletariado industrial. Entre 1790 e 1841, em 50 anos, a cidade de Londres passou de 1 milhão dehabitantes a perto de 2,5milhões, cerca de 150 %. Portanto, conforme Dias (2004) este rápido processo de urbanização provocou a degradação do espaço urbano anterior, do meio ambiente, e a destruição dosvalores tradicionais.

As condições de habitação se agravaram com o surgimento de problemas novos, tais como: a contaminação da água e do ar, acumulação de detritos humanos e o lixo urbano eindustrial. Por conseguinte, ocorria uma monstruosa exploração do homem pelo homem nas fabricas, onde se trabalhava em jornadas de mais de 16 horas por dia e levando em consideração a exploração de crianças emulheres por salários ultrajantes, denegrindo totalmente a dignidade humana, vivendo em precárias condições de habitação, em sua maioria vivendo em casas sujas, superlotadas e sem as mínimas condiçõesde infra-estrutura como água e esgoto que eram jogados a céu aberto.

Essas condições urbanas provocaram problemas sociais gravíssimos advindos da rápida urbanização: doenças, ausência de moradia,prostituição, alcoolismo, suicídios, infanticídios, violência (crimes contra a vida), surtos de epidemias de tifo, cólera e etc. Essa profundidade das transformações em curso colocava para os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Revolução Industrial e o Surgimento do Social como Problema
  • Resenha – a revolução industrial e o surgimento do social como problema
  • A Revolu o Industrial e o Surgimento Social como Problema
  • a revolução industrial e o surgimento da sociologia
  • A revolução industrial e o surgimento do design
  • A Revolução Social na Revolução Industrial
  • Impactos sociais da revolução industrial
  • Cidade nova: do surgimento aos problemas sociais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!