A revolução federalista

Páginas: 5 (1173 palavras) Publicado: 9 de novembro de 2012
A Revolução Federalista ocorreu no sul do Brasil logo após a Proclamação da República, e teve como causa a instabilidade política gerada pelos federalistas, que pretendiam "libertar o Rio Grande do Sul da tirania de Júlio Prates de Castilhos", então presidente do Estado. “A Revolução Federalista” foi uma revolução ocorrida entre os anos de 1893 e 1895, e sem duvida foi a mais séria dascontestações enfrentadas pela recém-proclamada .Republica Brasileira, teve como causa a instabilidade política gerada pelos federalistas, que Empenharam-se em disputas sangrentas que acabaram por desencadear uma guerra civil, que durou de fevereiro de 1893 a agosto de 1895, embora centralizado no estado Gaucho o episodio Extrapolou os limites regionais,e vinculado com um outro movimento que foi a“Revolta Armada” que foi vencida pelos pica-paus, seguidores de Júlio de Castilhos.
A divergência teve inicio com atritos ocorridos entre aqueles que procuravam a autonomia estadual, frente ao poder federal e seus opositores. A luta armada atingiu as regiões compreendidas entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.Empenharam-se em disputas sangrentas que acabaram por desencadear uma guerracivil, que durou de fevereiro de 1893 a agosto de 1895, e que foi vencida pelos pica-paus, seguidores de Júlio de Castilhos.
Desde o ponto de vista da questão propiamente regional a Revolução federalista veioa constituir uma reação ao processo político local.

A divergência teve inicio com atritos ocorridos entre aqueles que procuravam a autonomia estadual, frente ao poder federal e seusopositores. A luta armada atingiu as regiões compreendidas entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Partido Federalista X Partido Republicano

O Partido Federalista do Rio Grande do Sul foi fundado em 1892 por Gaspar Silveira Martins. Em tese, defendia o sistema parlamentar de governo e a revisão da Constituição, pretendendo o fortalecimento do Brasil como União Federativa.

Desta forma,esta filosofia chocava-se frontalmente contra a constituição do Rio Grande do Sul de 1891. Esta era inspirada no positivismo e no presidencialismo, resguardando a autonomia estadual, filosofia adotada por Júlio de Castilhos, chefe do Partido Republicano Rio-grandense, e que seguia o princípio contiano-positivista das "pequenas pátrias".

Os seguidores de Gaspar da Silveira Martins, Gasparistas oumaragatos, eram frontalmente opostos aos seguidores de Júlio de Castilhos, castilhistas, Pica-paus, Chimangos.

Início do Conflito

As desavenças iniciaram-se com a concentração de tropas sob o comando do maragato João Nunes da Silva Tavares, o Joca Tavares, barão de Itaqui em campos da Carpintaria, no Uruguai, localidade próxima a Bagé .

Logo após o potreiro de Ana Correia, vindo doUruguai em direção ao Rio Grande do Sul, encontrava-se o coronel caudilho federalista Gumercindo Saraiva.

Eficientemente, os maragatos dominaram a fronteira, exigindo a deposição de Júlio de Castilhos, que havia sido eleito presidente do estado pelo voto direto. Havia também o desejo de um plebiscito onde o povo deveria escolher a forma de governo.

Devido à gravidade do movimento, a rebeliãoadquiriu âmbito nacional rapidamente, ameaçando a estabilidade do governo rio-grandense e o regime republicano em todo o país. Floriano Peixoto, então na presidência da República, enviou tropas federais sob o comando do general Hipólito Ribeiro para socorrer Júlio de Castilhos.

Foram estrategicamente organizadas três divisões, chamadas de legalistas: a do norte, a da capital e a do centro. Alémdestas, foi convocada a polícia estadual e todo o seu contingente para enfrentar o inimigo.

A primeira derrota dos maragatos foi em maio de 1893, junto ao arroio Inhanduí, em Alegrete, município sul-rio-grandense. Neste combate ao lado dos Pica-paus legalistas participou o senador Pinheiro Machado, que tinha deixado a sua cadeira no Senado Federal para organizar a Divisão do Norte, a qual...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revoluçao federalista
  • Revolução Federalista
  • Revolução Federalista
  • ( Revolução Federalista )
  • Revolução Federalista
  • Revolução Federalista e Revolução dos Contestados
  • Revolução Federalista e Revolta da Armada
  • Revoluçao Federalista e Revolta da armada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!