A revolução dos bichos

Páginas: 10 (2313 palavras) Publicado: 31 de março de 2013
ORWELL, George. A Revolução dos Bichos. Companhia das Letras. São Paulo: 2000.
O livro A Revolução dos Bichos foi escrito por George Orwell, um escritor inglês. Sendo um romance alegórico oferecendo ao seu publico em forma de metáfora um regime totalitários, cujos chefes adquirem o poder normalmente de um tirano. Esse livro é o segundo mais famoso de Orwell perdendo somente para sua obra prima o“1984”.
George Orwell nasceu em 1903 em Motihari, em Bengala uma região da Índia, era de família inglesa. Quando tinha quatro anos sua família retornou à Inglaterra onde Orwell estudou em escolas tradicionais. Em 1922 entrou para a policia colonial onde permaneceu ate janeiro de 1928 quando pediu demissão.
De volta a Europa optou por viver como um vagabundo mendigando, esse momento de suavida foi inspiração para seu livro de estreia "Down ant out en Paris and Londo” (Baixo para Fora em Paris e Londres). Voltando a Inglaterra passou a colaborar ativamente na imprensa socialista. Combateu na Guerra Civil espanhola (um conflito bélico após um fracassado golpe de estado, tendo inicio após um pronunciamento de militares rebeldes), ao lado dos republicanos, no final de 1936, onde foigravemente ferido.
Sua experiência neste país foi decisiva para sua “conversão” ao socialismo democrático (uma ideologia política de esquerda surgida no fim do século XIX por partidários do marxismo que acreditavam que a transição para uma sociedade socialista poderia ocorrer sem uma revolução, mais por meio de uma evolução democrática).
Ele só teve seu reconhecimento após a Segunda guerramundial (conflito militar global, onde seu marco inicial ocorreu no ano 1939, quando o exercito alemão invadiu a Polônia), com a publicação de “Animal Farm” (A revolução dos Bichos). Ele morreu tuberculoso em janeiro de 1958.
A obra A revolução dos Bichos foi baseado na revolução Russa, que teve seu inicio no século XX, a Rússia era um país de economia atrasa e dependente da agricultura, pois cerca de80% de sua economia estava concentrada no campo. Os trabalhadores rurais viviam em extrema miséria e pobreza, pagando altos impostos para manter a base do sistema czarista de Nicolau II. O czar governava a Rússia de forma absolutista, ou seja, concentrava poderes em suas mãos não abrindo espaço para a democracia. Em outubro de 1917 com Kerenski no poder pouca coisa havia mudado na Rússia.
Osbolcheviques, liderados por Lênin, organizaram uma nova revolução, prometendo paz, terra, pão, liberdade e trabalho. Lênin assumiu o governo da Rússia e implantou o socialismo. As terras foram redistribuídas para os trabalhadores do campo, os bancos foram nacionalizados e as fábricas passaram para as mãos dos trabalhadores. Lênin também retirou seu país da Primeira Guerra Mundial no ano de 1918,instalando o partido único o: PC (Partido Comunista).
O autor nos faz entender em seu livro, os funcionamentos das sociedades comandadas por diferentes tipos de governo alem de mostrar a forma genial da ambição do ser humano.
Quando Senhor Jones era proprietário da Granja Solar tínhamos uma sociedade capitalista, onde os animais prestavam serviços como forma de pagamento eles obteriam uma máalimentação. “A vida de um animal é feita de miséria e escravidão: essa é a verdade nua e crua.” (ORWELL, 2000, p.9).
O capitalismo é um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedades privadas e com fins lucrativos. Em uma sociedade capitalista, o governo tem três órgãos: a polícia, o exército e as cortes de lei.
O capitalismo, sendo o único sistema que permite ohomem viver de acordo com a sua natureza, isto é, tendo a liberdade para usar a sua faculdade racional e tomar ações de acordo com o que pensa, é o único sistema social moral. O capitalismo também é o que proporciona, sem nenhuma comparação, a maior prosperidade para o maior número de pessoas, mas isto é somente uma consequência do acima.
Antes da morte do porco Major ele falou sobre uma revolução,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Revolução dos bichos
  • A revolução dos bichos
  • Revolucão dos bichos
  • A Revolução dos Bichos
  • Revoluçao dos bichos
  • Revolução dos bichos
  • A revolução dos bichos
  • Revolução dos Bichos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!