A revolução dos bichos (resumo crítico)

Páginas: 17 (4164 palavras) Publicado: 4 de janeiro de 2013
A REVOLUÇÃO DOS BICHOS; GEORGE ORWELL
(RESUMO CRÍTICO)

Uma resenha acadêmica ou um “resumo crítico” em geral possui a opinião do autor no meio do corpo textual ou no final deste. Mas quero aqui fazer diferente, abrir, eu mesmo, espaço para minha subjetividade e iniciar pelas supostas observações finais esta crítica antes de resumir o texto literário em questão. O livro A Revolução dosBichos de George Orwell, é uma maneira ilustrativa crítica de se contar uma história. O autor, de forma muito espirituosa faz uma paródia a um período da história da humanidade conhecida pela distorção ideológica que se efetuou, em que os ideais de liberdade e igualdade entre os homens, com o fim da exploração transformou-se em um autoritarismo desenfreado. Para alguns estudiosos conhecedores datrajetória de Orwell e de suas obras, como Nélson Jahr Garcia, ele revela seu repúdio a toda espécie de autoritarismo, seja ele familiar, comunitário, estatal, capitalista ou socialista.
Quero, ainda, fazer aqui uma breve análise do contexto “parodiado” antes de iniciar um resumo da “estorinha” que o autor, brilhantemente narrou. O episódio histórico o qual serviu de “pano de fundo” para oautor foi a famosa Revolução Russa de 1917. Uma transformação histórica nos quadros políticos, econômicos e sócio-culturais de uma federação que experimentou por em prática os ideais revolucionários que ameaçavam ainda no campo teórico, com ares de conspiração, a estrutura social vigente: o capitalismo. Sabemos que, embora os motivos impulsionadores da Revolução Russa tivessem, de início, uma causabenéfica (a diminuição das diferenças sociais visando o seu fim, para isso eliminando o Estado, que, segundo a teoria marxista é a principal instituição mantedora do capitalismo e suas mazelas), mais tarde, os seus líderes passaram por momentos de tensão entre si e, logo após a supremacia de um dos lados, estabeleceu-se, a ferro e fogo, a ditadura do proletariado que Marx já incitava em seusescritos.
A educação socialista buscou durante certo período incutir na mentalidade da população, principalmente das crianças e jovens, a idéia de igualdade entre si, de interdependência e de coletividade. Mas houve momentos em que os próprios líderes revolucionários (após as desavenças internas) estabeleceram limites de proximidade entre eles e a população criando uma hierarquia, uma rede dedependência maior que a de interdependência, em que eles, como dirigentes, a fim de perpetuar sua hegemonia, passaram a censurar e aniquilar todos os indivíduos que ousassem questiona-los ou trair seus ideais. Sei que Marx, imbuído em suas análises acerca do capitalismo, incitou a implantação da ditadura do proletariado, sei que alertou que se devesse efetuar mudanças nas esferas social, econômica,política e cultural radicais, mas pergunto: Quais os limites entre a conquista da liberdade, a manutenção desta e o retorno da opressão ressignificada num discurso que, claramente se oponha ao discurso da hegemonia adversária? Até que ponto condicionar, nivelar, homogeneizar e oprimir os indivíduos a quem antes se queria defender e libertar? Quais as relações entre disciplina, poder e ideologia? Oque caracteriza a aparente incoerência entre discurso e prática? Não sei se conseguirei aqui, mas espero encontrar essas respostas. Sei é que, se antes havia um desejo de melhorar as relações sociais, mudar o mundo, perseguir uma utopia até fazer com que ela se concretizasse e garantisse uma boa qualidade de vida e também a liberdade para todos os seres humanos, percebemos depois que, ahostilidade, burocratização e práticas tendenciosas puseram em xeque tanto a revolução social quanto o sonho comunista.
O filosofo Louis Althusser, coloca o conceito do que sejam os Aparelhos Ideológicos do Estado (AIEs), a partir dos quais o Estado exerce o controle social através da naturalização e reprodução das ideologias que mantêm certas classes no poder. Os AIEs, são de extrema eficácia,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resumo
  • Resumo
  • Resumo livro A Revolução dos Bichos
  • Resumo revolução dos bichos
  • Resumo do livro
  • Resumo do livro a revolução dos bichos.
  • Resumo do livro: "a revolução dos bichos"
  • Resumo de: A revolução dos bichos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!