A revolução de 1926

Páginas: 2 (436 palavras) Publicado: 18 de dezembro de 2012
A revolução de 1926

Introdução:
A Revolução de 28 de Maio de 1926, foi um pronunciamento militar de cariz nacionalista e antiparlamentar que pôs termo à Primeira República Portuguesa, levando àimplantação da Ditadura Militar.

Apesar das dificuldades políticas, económicas e sociais que caracterizaram o regime da 1ª República, havia algumas melhorias em certos aspetos tais como:
-reduçãodo analfabetismo, reformas na segurança social e diminuição da dívida do Estado.
Contudo, mantinha-se alguns problemas como a instabilidade governativa, a elevada inflação e os escândalosfinanceiros.
Devido a estes fatores, no dia 28 de maio de 1926 iniciou-se em Braga um movimento militar chefiado pelo general Gomes da Costa.
O general Gomes da Costa e os militares empreenderam uma marchamilitar até Lisboa. E ao longo do percurso juntaram se novos exércitos ao movimento.
Ao chegarem a Lisboa os militares revoltosos dirigem-se ao Parlamento e fecharam-no.
Os militares revoltosos domovimento, depois de terem obrigado o presidente da república a renunciar o cargo, suspenderam as liberdades individuais, entre as quais a liberdade de expressão instituíram a censura e instauraramum regime militar.
A fim de resolver os problemas económicos e financeiros, foi nomeado ministro das Finanças o professor António de Oliveira Salazar.
As principais medidas tomadas por Salazar comoministro das Finanças, em 1928-1929, permitiram o equilíbrio do orçamento do Estado e a estabilização da moeda, através da baixa das taxas de juro, da liquidação da dívida pública e da dotação doBanco de Portugal com os meios necessários ao apoio do sistema bancário que se encontrava em crise.
Com estas medidas, Salazar ganhou um grande prestígio e uma grande influência pelo que em 1932 foiconvidado para chefiar o Governo.
O período de ditadura militar, vigorou até 1933.
Durante esta ditadura...
- o Parlamento não funcionou;
- não se realizaram eleições;
- proibiram-se as greves e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A Constituição de 1926 (Portugal)
  • revolução
  • REVOLUÇAO
  • Revolução
  • Revolução
  • revolução
  • Revolução
  • a revolução

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!