A Revolução Burguesa Brasileira pela ótica de Florestan Fernandes

Páginas: 2 (407 palavras) Publicado: 20 de agosto de 2014
A Revolução Burguesa Brasileira pela ótica de Florestan Fernandes

A Revolução Burguesa brasileira é um tema polêmico, pois o que ocorreu aqui foi diferente do modelo clássico da revoluçãoburguesa. De acordo com Florestan Fernandes, no livro “A revolução burguesa no Brasil: Ensaio de Interpretação Sociológica” (1975), na nossa revolução burguesa não houve rompimento entre o velho e o novo,mas sim a coexistência das duas coisas, e é por meio de estudo e analise das especificidades de nossa revolução que se consegue compreender melhor o que compõe a realidade brasileira no âmbito social,econômico e político.
De acordo com Florestan Fernandes, o processo da Revolução Burguesa está compreendido entre a independência do Brasil, em 1882, e a Proclamação da Republica. Em 1822, mudam-seos padrões da economia, Portugal não é mais o mediador do Brasil, agora quem o fazia era a elite brasileira. A mudança na estrutura econômica foi a primeiro aspecto da revolução. O mesmo pode se dizerquanto à proclamação da republica, foi uma tentativa de internalizar o capital, pois ao romper com o império a estrutura econômica seria organizada – ao menos teoricamente – por autônima da nação,como aconteceu nos países já revolucionados.
Os desafios que a burguesia encontrou foram apenas pontuais, e não estruturais. A base econômica brasileira precisava ser mudada para um capitalismo maisefetivo, porém, sob a ótica do capitalismo a emancipação brasileira é impossível, pois a burguesia do Brasil é dependente da burguesia internacional, que via no desenvolvimento brasileiro a chance demais exploração de capital. Desta forma, a proposta de modernização foi assimétrica, sendo dirigida principalmente ao comercio, e não aconteceu uma mudança efetiva, mudando somente a forma de dependênciacom as nações imperialista.
Diferente das revoluções europeias, a burguesia brasileira não tinha uma proposta revolucionária, aconteceu de cima pra baixo e sem uma nova proposta politica. Só...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Florestan Fernandes
  • A revolução burguesa no brasil
  • Resumo a revolução burguesa no brasil
  • Autocracia burguesa
  • Revolucao Burguesa no brasil- Florestan
  • Florestan fernandes e a idéia de revolução burguesa no pensamento marxista brasileiro.
  • Florestan Fernandes e a Revolução
  • FICHAMENTO: FERNANDES, Florestan. “Revolução ou contra-revolução?” 1980

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!