A revista nova escola e a contituição de identidades feminnas para o magistério

934 palavras 4 páginas
A REVISTA NOVA ESCOLA E A CONTITUIÇÃO DE IDENTIDADES FEMINNAS PARA O MAGISTÉRIO

Larissa de Assis Olgin
Aluna do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA

RESUMO

O texto trata sobre uma pesquisa feita por Marisa vorraber Costa e Rosa Maria Hessel Silveira a respeito das práticas relativas à ação da mídia no campo da educação, buscando examinar e discutir sua produtividade no que se refere à formação da identidade feminina das professoras e ao fortalecimento de certa feição de sua identidade social.
Primeiro o texto fala de um modo geral como as professoras são representadas na mídia, dando ênfase a fragilidade, sensibilidade, afetividade, maternidade entre outras características, sempre vinculadas a uma esfera doméstica, mostrando uma suposta harmonia entre a afetividade feminina e o caráter da docência. Já os professores ocupam outra posição, sendo apresentados vinculados a uma esfera pública, da racionalidade, da objetividade, etc.
Devido ao grande sucesso entre os professores como mecanismo de atualização, a pesquisa se detém à análise de 63 fascículos, da revista Nova Escola, publicados no período compreendido entre 1990 e 1996, onde são examinados os textos, as imagens e um conjunto de perspectivas, métodos e verdades, que são organizados e colocados à disposição do leitor. A revista Nova Escola considera – se interativa, com a participação dos leitores de diversas regiões do país na formulação de suas matérias, porém o mesmo não acontece, a participação do leitor em matérias é limitada, pois são sugeridos pelos leitores determinados temas a serem abordados e a revista escolhe os palestrantes ou personalidades que vão abordar os assuntos, bem como idealiza e seleciona as fotos, ilustrações e legendas que orientarão os leitores. As professoras e professores quando passam a interagir com a revista Nova Escola, vão participando de uma estratégia que descreve fórmulas de trabalho, que define o certo e

Relacionados