A revelação progressiva da trindade

Páginas: 27 (6620 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
A REVELAÇÃO PROGRESSIVA DA TRINDADE

INTRODUÇÃO

A Trindade Divina como nós conhecemos nem sempre foi entendida desta maneira: Pai, Filho e Espírito Santo. Ao longo dos anos, pessoas intimamente ligadas à Igreja, ou não, aceitaram o grande desafio de explicar como o Deus Soberano é um e três ao mesmo tempo, e, ainda, a forma que Ele utilizou para revelar-se ao longo da História. Nessaincessante busca pela Verdade, algumas heresias surgiram no meio do “caminho”, mas o Cristianismo permaneceu apoiando-se na Bíblia como fonte da Revelação de Deus aos homens.

A TRINDADE NO ANTIGO TESTAMENTO
É preciso compreender como se dá a revelação progressiva para estudar “trindade” no Antigo Testamento. Para os cristãos o termo Trindade é comum e familiar, e não é difícil discorrer sobre oassunto. Porém no Antigo Testamento este conceito “Trindade” está implícito. E a forma correta de análise, é buscar compreender como se dá o entendimento de Deus no Antigo Testamento. O que pode ser feito é uma boa pesquisa sobre os textos veterotestamentários sobre Deus. Conforme Smith os teólogos sistemáticos com freqüência iniciam o estudo sobre Deus pela “revelação”, porém os hebreus nãopossuem um substantivo que significa “revelação”; possuem o verbo gãlâ, “revelar”. Ele traz dois conceitos básicos: “desvendar”, “revelar”. Que dá o sentido de tirar a venda, destapar, manifestar-se. O conceito de revelação é o seguinte: divulgação de um segredo, uma confidência, ou ainda descoberta que revela um atributo ou vocação em alguém. Com isso podemos perceber que para os hebreus o importanteé a manifestação de Deus e não descobrir os segredos.
É claro que no vocabulário hebreu não existe um termo que abrange o sentido revelação, então há certas restrições sobre revelação progressiva da “Trindade” no Antigo Testamento, isso se dá porque não há no pensamento deles uma reflexão a partir da razão ou do conhecimento. Smith mostra que Gerhard Von Rad entende que “o conhecimento de Deus” noAntigo Testamento significa “compromisso”, “confiança” e “obediência à vontade divina”. Então não é possível extrair uma doutrina sistemática e já definida de Deus nesse período.
Smith aborda as duas vertentes para a revelação divina: antropológica e teológica. Ele cita James Crenshaw que não começa estudando a teologia do Antigo Testamento com a revelação. Entende que se deve começar pelahumanidade, com isso eleva a antropologia ou sociologia numa posição equivalente a teologia, e não somente o James trás essa proposta, mas também Norma Gottwald.
Em outra posição o autor, Ralph traz Gerhard Von Rad que diz que o entendimento humano de Deus ou do homem não deve começar do homem para Deus, e sim de Deus para com homem, para não correr o risco de tropeçar na transcendência. A formaabordada nesse trabalho será a teológica, porém devemos entender que a revelação progressiva acontece com “encontros” entre Deus e o homem, e a partir desses eles vão construindo uma ideia de Deus.
Para abordar este tema tão intrigante e misterioso pode-se começar com Abraão, pois esse é a figura principal dentro do conceito de Deus revelado. Stanley relata que antes do dilúvio o monoteísmo,doutrina religiosa que defende a existência de um único Deus onde o culto ou adoração são pra Ele, prevalecia quase que de forma universal. Porém após a confusão das línguas em Babel, há uma dispensação do povo sobre a terra e com isso acaba surgindo um novo conceito “religioso” conhecido como politeísmo, sistema ou crença religiosa que admite a existência de mais de um Deus, se espalhou rapidamente. Édesse contexto que sai o patriarca Abraão, ao responder o convite de Deus pra sair da casa de seu pai, adquire uma nova posição, tornado assim um henoteísta, forma de religião em que se cultua uma única divindade, considerada suprema, mas sem negar a existência de outros deuses. A partir dele de forma progressiva surge uma nação monoteísta.
É a partir daí que podemos falar de uma suposta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • revelação
  • Revelação
  • REVELAÇAO
  • progressiva
  • Revelação
  • trindade
  • Revelação
  • revelação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!