A retórica de górgias

Páginas: 8 (1975 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE PALMAS
CURSO DE FILOSOFIA
FILOSOFIA ANTIGA







A retórica de Górgias
Magdiel Lindoso















PALMAS-TO, JULHO DE 2011.

INTRODUÇÃO
O que leva o ser humano a pensar? O que é o pensar? Todo homem, todo ser, todo individuo pensa? Hannah Arendt afirmava que o pensamento deveria ser voltado à vida e nãoter a forma de uma filosofia encapsulada. Quem pensa, sempre faz uma escolha, mesmo que esta escolha seja não escolher nada. Hannah Arendt buscou reposta para o ser humano e sua negativa de pensar, sua negativa à reflexão. A obra “A Vida do Espírito, foi formulada a partir de conferências em que a filósofa Hannah Arendt foi convidada a participar como conferencista das Gifford lectures, naUniversidade de Aberdeen. A filósofa somente proferiu a primeira parte de suas conferências sobre O Pensar, em 1973, pois faleceu subitamente em 4 de dezembro de 1975. A Vida do Espírito expõe reflexões sobre o Pensar, o Querer e o Julgar, dando ainda possibilidades de conclusões, mas principalmente de reflexões e buscas a respeito do assunto. A obra, a ultima de Arendt, embora não finalizada, tendo sidocompilada e editada por Mary McCarthy após sua morte, traz uma reflexão sobre o próprio pensamento, analisando o modo como a mente do ser humano opera. A partir de uma apurada releitura dos textos mais importantes dos pensadores que, ao longo da história da filosofia, trataram dos três temas, a autora descobriu aspectos surpreendentes das obras dos grandes mestres. O grupo se prendeu ao capitulo03 do livro que trata do “Pensar – O que nos faz pensar? – que recorre a um extenso material de grandes filósofos, tais como Sócrates, Platão, Aristóteles, Schelling, Freud etc., como maneira de dar uma resposta sobre essa questão do pensar e sobre o sujeito pensante no tempo. Com sua morte, o capitulo sobre o julgar não foi finalizado, sendo essa parte suprida por Mary McCarthy, amiga einventariante, com a inclusão de excertos de cursos da autora sobre a filosofia de Kant, na qual ela esperava encontrar as fontes para o exame da faculdade de julgar. O resultado da obra é um estudo do espírito do ser humano, que tem influenciado muitos pensadores ao longo das discussões filosóficas.


SIGNIFICADO DA PALAVRA SOFISTA

Para Aristóteles (apud dic., pg. 918) a palavra sofisticasignificava a sabedoria aparente, mas que não era verdadeira, acabando por ser considerada como uma habilidade de aduzir argumentos capciosos ou enganosos. Historicamente falando, Sofistica é corrente filosófica dos sofistas, mestres da retórica e da cultura geral, com grande influencia entre os gregos.
Segundo Guthrie (1995, pg. 31), a palavra sofista teve vários significados no decorrer dos tempos. Elase origina das palavras gregas sophos, Sophia, traduzidas como sábio e sabedoria, que significavam qualidades intelectuais e espirituais, passando pelo sentido de perito, instruído em geral, poeta etc. Assim, a palavra sofista foi sofrendo variações até chegar ao sentido pejorativo de trapacear e enganar. Guthrie diz que o termo tornou-se definitivamente um termo insultante nas mãos deAristófanes, sendo que, também, Platão contribuiu para o descrédito da palavra. Grandes filósofos, como Platão, Aristóteles abominavam o fato de os sofistas cobrarem pelo ensino que ofereciam(1995, 39). Aristóteles ainda descreveu os sofistas como alguém que fazia dinheiro de uma sabedoria aparente, mas irreal. Como se pode perceber, os sofistas não eram bem aceitos pelo fato de “ venderem sabedoria pordinheiro”.

SIGNIFICADO DA PALAVRA RETORICA – GÓRGIAS, SEU CRIADOR

A retórica significa a arte de persuadir com o uso de instrumentos lingüísticos e significa persuadir por meio do discurso. A retórica é considerada com criação dos sofistas, sendo estes considerados como os grandes cultores dessa arte. Daí o motivo de se referirem à retórica como sinônimo de Sofística. E Górgias de Leontino é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Górgias
  • górgias
  • gorgias
  • gorgias
  • O que é retórica
  • Retórica
  • O Que Retorica
  • retorica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!