A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DA DESTILARIA MIRIRI S/A EMPRESA DO SETOR SUCROALCOOLEIRO DO VALE DO MAMANGUAPE

Páginas: 20 (4752 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
A RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DA DESTILARIA MIRIRI S/A EMPRESA DO SETOR SUCROALCOOLEIRO DO VALE DO MAMANGUAPE
Leandson Veríssimo da Silva; Allison de Almeida Leal
Centro de Ciências Aplicadas e Educação / Departamento de Ciências Sociais / PRG/CEM
RESUMO
O meio empresarial vêm observando cada vez mais as variáveis que interferem na sociedade e no meio ambiente, surgindo assim àspreocupações socioambientais. Como o setor sucroalcooleiro é de grande relevância no cenário econômico e financeiro, causa impactos na sociedade e alguns dos produtos produzidos por tal atividade a exemplo: o etano e energia elétrica que estão diretamente ligados para o crescimento e desenvolvimento sustentável do país e do mundo tornam o estudo desta atividade importante para saber os pontos positivos enegativos do campo sucroalcooleiro do Vale do Mamanguape? Tendo como objetivo identificar as atividades socialmente responsáveis desenvolvidas pela Destilaria Miriri S/A. A metodologia empregada para a realização deste estudo, foi primeiramente uma pesquisa bibliográfica sobre o tema e depois uma pesquisa empírica, utilizando-se da aplicação de uma entrevista e na análise de dados referentes àempresa estudada, buscando investigar e identificar à atuação da empresa na área social e ambiental. Constatou-se através deste estudo que alguns danos são causados pelo processo produtivo de uma empresa do setor sucroalcooleiro ao meio ambiente e a sociedade, porém os projetos desenvolvidos pela mesma podem minimizar tais danos, por utilizar recursos renováveis de forma sustentável, visar preservaçãoambiental e procurar contribuir com o desenvolvimento da comunidade local e regional.
Palavras-chave: responsabilidade social, setor sucroalcooleiro, desenvolvimento sustentável, socioambiental.

1 Introdução
Com a necessidade de controle do patrimônio surge a contabilidade, servido meramente como forma de controle e registro. Ao longo do tempo a Ciência Contábil deixou de ser apenas umaferramenta de registro passando a ocupar um importante papel de informação não só para o proprietário da entidade mais também para os agentes socioeconômicos, políticos e ambientais nos últimos anos.
O planeta passou por um período de grande desenvolvimento industrial e econômico, onde as empresas visavam como único objetivo, lucro ao máximo, sem a preocupação com meio ambiente e a sociedade.
Nosdias atuais a visão de maximização do lucro continua, porém com a escassez dos recursos naturais, suas fontes esgotáveis e o entendimento dos problemas gerados pela sua atuação, são imprescindíveis que as empresas invistam no bem estar social com isso a sociedade passou a cobrar responsabilidade socioambiental das empresas e as atitudes empresariais tendem a mudar para o alcance de tal objetivo, noentanto, outros fatores devem ser cumpridos, devido às exigências de soluções para a presente situação vivenciada.
Entre esses outros fatores estar à responsabilidade social, que segundo o LIVRO VERDE DA COMISSÃO EUROPÉIA (2001), “a responsabilidade social é um conceito aonde, as empresas decidem, numa base voluntária, contribuir para uma sociedade mais justa e para um ambiente mais limpo”.Sendo assim a gestão empresarial não pode ser norteada apenas pelos interesses do proprietário, mais em conjuntos com outros interessados como trabalhadores, clientes, fornecedores, comunidade e a sociedade como um todo, muitas empresas já vêm desenvolvendo atividades de grande importância dentro da sociedade e ambientais devido a necessidade de uma sobrevivência coletiva.
Nas ultimas décadas, umapostura socioambiental responsável do meio empresarial que atenda as exigências da sociedade é o que vem tornando as empresa mais competitiva no mercado que busca pela sustentabilidade das entidades, aonde utilizar políticas para garantir a preservação ambiental e a melhoria de vida tornam-se indispensável para uma boa gestão.
O setor sucroalcooleiro vem desenvolvendo um papel de grande...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL DAS EMPRESAS
  • Responsabilidade sócioambiental nas empresas
  • A importância da responsabilidade socioambiental para as empresas
  • RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL NAS EMPRESAS ATUAIS
  • Gestão Socioambiental
  • A importância da responsabilidade socioambiental nas empresas na atualidade
  • estratégias de responsabilidade socioambiental nas empresas e organizações
  • Aderência dos sistemas erp´s no setor sucroalcooleiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!