A Resit Ncia Eletrica Resistencia Ohmica E N O Ohmica Lei De Ohm

964 palavras 4 páginas
Física Experimental III

Experimento:
A resistência elétrica, Resistência ôhmica e não ôhmica, Lei de Ohm.

Grupo:
Jonas Nogueira de Mello Mat:201403156875
João Guilherme Gomes Mat: 201301141259
Turma: 3006 Data: 27/04/2014

Resumo Neste experimento iremos determinar a relação entre a diferença de potencial aplicada aos extremos de um resistor e a intensidade de corrente que circula pelo mesmo, identificar e construir a curva característica de um resistor Ôhmico observando que a resistência elétrica será constante.

Introdução

A lei de Ohm Essa lei recebeu esse nome em homenagem a George Simon Ohm. Físico alemão, Ohm viveu entre os anos de 1787 e 1854. Em 1827 ele apresentou uma lei sobre a resistência dos condutores, lei essa que anos mais tarde ficou conhecida como Lei de Ohm. Ohm em seus experimentos demonstrou que a corrente elétrica, que circula em um resistor metálico, é diretamente proporcional à diferença de potencial aplicada nos terminais dele. Matematicamente a lei de Ohm pode ser escrita da seguinte forma: V = R. i Onde R é a resistência do material metálico. Resistência significa a dificuldade que o condutor apresenta à passagem de corrente elétrica. A unidade de potencial é o volt (V), da resistência é o ohm (Ω) e o da corrente é o ampère (A). A equação descrita acima é válida somente para os casos em que o valor do resistor é mantido constante, podendo somente a tensão e a corrente variar em proporções iguais. Nesses casos o resistor é chamado de resistor ôhmico. Caso a tensão e corrente não variem na mesma proporção, dizemos que o resistor que não obedece à lei de Ohm, sendo assim é chamado de resistor não-ôhmico.

Resistores Um resistor, submetido a diferentes tensões, apresenta correntes elétricas com diferentes intensidades.

Dizemos que um condutor obedece à primeira lei de Ohm quando ele apresenta uma resistência elétrica constante, quaisquer que

Relacionados