a republica de platao recontada Alain Badiou

1158 palavras 5 páginas
UNEB – UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CAMPUS IV
BACHARELADO EM DIREITO
ACADÊMICO: FELIPE OLIVEIRA BORGES

Capítulo 5 – Dietética, Medicina e Esporte
O quinto capítulo dá início a um diálogo onde certifica o esporte como um grande objeto pedagógico principalmente ao público jovem. Glauco traz à tona uma questão importante: mortes de jovens atletas pelo uso de algumas substâncias e deduz que o esporte, a bebida e a alimentação devem seguir um padrão de simplicidade, equilíbrio e sutileza.
Sócrates afirma que a sociedade é doente e mal-educada e a maior prova disso é o fato de esta necessitar desvairadamente de médicos e advogados. Evidencia, juntamente a Glauco, que os mimos com o corpo e a boa forma é característica das classes superiores. Ainda citam a questão da construção dos médicos e dos juízes a partir da experiência vivida. E conclui afirmando que o Sujeito necessita de dosagem entre as duas qualidades capitais: Filosofia e Coragem.
Capítulo 6 – A Justiça Objetiva
O capítulo se inicia com um questionamento de quem detém o poder de mandar e a partir da resposta, quem seriam os politicamente melhores. O assunto percorre para o desejo de uma nova política – o comunismo – e eles conversam sobre seus meios de transformação, características e precauções. Analisam a comunidade e as injustiças vigentes e desenvolvem características para a política comunista. E conclui o capítulo a citar sobre a justiça como virtude de uma sociedade política e como essa virtude se enquadra ao comunismo.
Capítulo 7 – A Justiça subjetiva
O sétimo capítulo faz um gancho ao capítulo anterior no que remete à justiça e aos pensamentos e experiências trocadas no diálogo anterior e nas buscas pela justiça e dos conjuntos que a contém. Estabelecem que a política é justa quando possibilita que qualquer um capaz de exercer qualquer uma das três funções: produção, defesa e direção. Baseiam-se em debates preliminares e pesquisas introdutórias e

Relacionados

  • a republica de platão recontada por alain badiou reumo cap. 5 ao prologo
    3666 palavras | 15 páginas