A Republica de Platão - Livro 8

Páginas: 14 (3288 palavras) Publicado: 18 de maio de 2014
UNINOVE – Universidade nove de Julho – Campos Vergueiro
Publicidade e Propaganda




Grupo Joise – Livro Vlll






Seminário – A República, de Platão – livro Vlll.









São Paulo
2014

UNINOVE – Universidade nove de Julho – Campos Vergueiro
Publicidade e Propaganda




Grupo Joise – Livro Vlll





Seminário – A República, de Platão – livro Vlll.Trabalho para obtenção de nota, apresentado à Banca Examinadora da Universidade Nove de Julho (UNINOVE), nota para conclusão de semestre do curso de Propaganda e Publicidade, sob a orientação do Prof. Odair.




São Paulo
2014



SUMÁRIO



1 INTRODUÇÃO

Quem é Platão? Nasceu em Atenas, em 428/427 a.C. Arístocles era seu verdadeiro nome. Descendente do rei Codro ede Sólon, possuía inclinação natural à vida política. A mãe de Platão era Perictíone, cuja família gabava-se de um relacionamento com o famoso ateniense legislador e poeta lírico Sólon. Perictíone era irmã de Cármides e sobrinha de Crítias, ambas as figuras proeminentes na época da Tirania dos Trinta, a breve oligarquia que se seguiu sobre o colapso de Atenas no final da Guerra do Peloponeso(404–403 a.C). Além do próprio Platão, Aristão e Perictíone tiveram outros três filhos, estes foram Adimanto e Glauco, e uma filha Potone, a mãe de Espeusipo (então o sobrinho e sucessor de Platão como chefe de sua Academia filosófica). De acordo com A República, Adimanto e Glauco eram mais velhos que Platão. No entanto, em Memorabilia, Xenofonte apresenta Glauco como sendo mais novo que Platão.Aristão parece ter morrido na infância de Platão, embora a data exata de sua morte seja desconhecida. Perictíone então se casou com Perilampes, irmão de sua mãe que tinha servido muitas vezes como embaixador para a corte persa e era um amigo de Péricles, líder da facção democrática em Atenas.
Em contraste com a sua reticência sobre si mesmo, Platão muitas vezes introduziu seusilustres parentes em seus diálogos, ou a eles referenciou com alguma precisão: Cármides tem um diálogo com o seu nome; Crítias fala tanto em Cármides quanto em Protágoras e Adimanto e Glauco têm trechos importantes em A República. Estas e outras referências sugerem uma quantidade considerável de orgulho da família e nos permitem reconstruir a árvore genealógica de Platão. De acordo com Burnet, "a cenade abertura de Cármides é uma glorificação de toda ligação... os diálogos de Platão não são apenas um memorial para Sócrates, mas também sobre os dias mais felizes de sua própria família.".
Segundo Aristóteles, Platão foi inicialmente discípulo de Crátilo, seguidor de Heráclito e, posteriormente, de Sócrates. Decepciona-se com os métodos utilizados na política de seu tempo, no regimeoligárquico comandado por Cármides e Crítias. Inicia um período de viagens, após o qual, funda a Academia, escola que viria a adquirir grande prestígio em pouco tempo. Escreve várias obras, entre as quais se destacam: Fedro, Teeteto, Banquete, Filebo, Protágoras, Górgias, República, a obra em questão. Pelo conjunto de sua obra e seu legado, situa-se entre os maiores pensadores de todos os tempos.A República, obra prima de Platão. Com maestria, através dos discursos de Sócrates, descrevem-se na República as diversas concepções políticas então conhecidas, contrapondo-as com a ideia de um Estado perfeito. Rejeita inteiramente como inadequadas para sua cidade ideal a visão mítica de mundo, presente nos poetas, como também a influência dos sofistas para a educação política do homemgrego. As distinções e categorias presentes nas concepções sobre o Estado fazem referência àquelas que existem em cada homem. Assim, oligárquico, democrático, tirânico e real é o Estado, mas também cada cidadão presente neste.
A República inicia com a ideia da superioridade da vida do homem justo sobre o injusto. Esta ideia desdobra-se em vários argumentos durante toda a obra. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Livro X
  • republica de platao
  • resenha do livro a republica de platão
  • Resumo do Livro "A república" de Platão
  • A Republica de Platão
  • A republica platao livros 1,2e3
  • A República de Platão
  • Livro v – a república de platão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!