A REPRSENTAÇÃO DA MULHER NOS PROGRAMAS DE DEBATES FUTEBOLÍSTICOS

2088 palavras 9 páginas
Resumo
Este trabalho tem como objetivo refletir a representação da mulher no jornalismo esportivo, especificamente nos programas de debate sobre futebol, onde a presença masculina é totalmente superior. A intensão é apresentar elementos que possam contribuir no discernimento de que além de existir um aumento considerável da figura feminina no ambiente esportivo, também são detectados sinais que contribuem para o fortalecimento de estereótipos culturalmente relacionados às mulheres e reforçados pela mídia, na exploração das qualidades físicas do corpo feminino.
Palavras chaves: Mulher. Jornalismo esportivo. Telejornalismo. Gênero. Futebol.

A REPRSENTAÇÃO DA MULHER NOS PROGRAMAS DE DEBATES FUTEBOLÍSTICOS

Para dar início a nossa reflexão sobre como é a representação da mulher nos programas de debates esportivos no Brasil, antes é preciso que seja do nosso conhecimento de como é a posição da figura feminina em nossa sociedade. Durante todo período histórico, a figura das mulheres sempre foi tratada como um ser inferior perante a figura masculina. Essa desigualdade foi estabelecida na sociedade de forma cultural e são marcas que estão impregnadas em nosso meio. É diante desse molde imposto, que a discussão sobre o homem e mulher, e relações de gênero são instituídas.
Ao tocarmos no termo gênero creio que seja necessário deixar claro o seu significado no contexto dessa reflexão. Segundo Sardenberg e Macedo quando nos referimos a gênero, “estamos refletindo acerca de processos de construção cultural de relações que não decorrem de características sexuais diferenciadas entre homens e mulheres, mas a processos construtores dessas diferenças, produzindo, nesse movimento, desigualdades e hierarquias”. E ao se deparar com essa inferiorização, que esse processo revela uma luta de tentar instigar que sociedade se desvencilhe dessa visão e pensamento de desigualdades supostamente existentes na capacidade de homens e mulheres em todos os espaços sociais,

Relacionados