A Representação Feminina nas obras Úrsula, O Cortiço, Cais da Sagração e O Dono do Mar.

9254 palavras 38 páginas
A Representação Feminina nas obras Úrsula, O Cortiço, Cais da Sagração e O Dono do Mar.
Resumo
Analisar através da Literatura a representação do imaginário feminino para a sociedade maranhense oitocentista, através de quatro obras (embora a última se perpasse em outro período) escritas em períodos diferentes, afinal os personagens são representações dos modos, costumes, ideologias e imaginários de uma época.
Palavras-chaves: sociedade, condição feminina, mãe, submissa, auxiliadora.
Introdução
No século XIX, temos uma produção literária abundante que ao lermos temos a fulgente ideia que estas obras foram escritas por homens, pois no século XIX o oficio da escrita foi feito quase que exclusivamente por homens. A escassez de vestígios acerca do passado das mulheres produzidos por elas próprias, ainda é um dos grandes entraves para estudos deste gênero. Mais comuns, são os discursos produzidos por homens. As mulheres que se atreveram a escrever quase sempre não foram lembradas, ficando esquecida na memória da sociedade brasileira. O que não era diferente na província do Maranhão, mas o primeiro nome feminino a ser lembrado é o de Maria Firmina dos Reis, autora de romances como: Úrsula, Gupeva, A escrava dentre outras produções por meio de periódicos.
A escolha por estas obras: Úrsula de Maria Firmina dos Reis, O Cortiço de Aluísio Azevedo, Cais da Sagração de Josué Montello e O Dono do Mar, é no intuito de abordar o estudo da sociedade maranhense, pela relação entre História e Literatura, uma vez que estes campos de conhecimento ainda necessitam de pesquisas e problematizações mais substanciais, principalmente, no que se refere às relações entre contexto histórico-político-ideológico e às escolas literárias. A literatura acaba por refletir as ideias de seu tempo.
O século XIX, o século do cientificismo, em sua ambição e aspiração da verdade, extinguiu dos estudos da história o recurso ligado às obras literárias ou qualquer recurso que caminhe pelo viés da

Relacionados

  • questões
    157194 palavras | 629 páginas
  • Victor Hugo Os Miseraveis Completo
    535866 palavras | 2144 páginas
  • Os Miseraveis
    358166 palavras | 1433 páginas