A Rep blica romana nasce e termina em virtude de conflitos s cio

Páginas: 2 (257 palavras) Publicado: 18 de abril de 2015
A República romana nasce e termina em virtude de conflitos sócio-políticos, revelando-se, deste modo, como um modelo demasiado frágil.
A República romananasce após uma conspiração dos nobres Brutos e Collatino, apoiada pelo povo romano, contra Traquínio, o Soberbo, que leva ao fim da Monarquia em 510 a.C. Assim,nasce a República em virtude de conflitos sócio-políticos como: a não separação dos poderes, uma vez concentrados num único chefe, o rex, designado peloantecessor ou pelo Senado; a desigualdade política e disparidade face ao Direito entre plebeus e patrícios (plebeus tinham liberdade e cidadania, no entanto, eramprivados do poder e considerados inferiores) e a insegurança e a instabilidade, devido ao fim da expansão etrúria.
Durante a República, estes conflitos são atenuadospassando o poder supremo a residir em dois chefes (os cônsules), eleitos pelo povo, e não num único chefe. A organização do poder passa a estar dividiva entreo senado, as magistraturas e o povo, em subsituição do rei, senado e povo.
No entanto, a República mostra-se insuficiente para fazer face às novasrealidades, entrando em crises sucessivas. São essas novas realidades, nomeadamente: o extraordinário alargamento do poder de Roma, que domina todo o Mediterrâno; umagrande desmoralização dos romanos; o surgimento de novas classes sociais; a oposição entre a velha nobreza e a nova aristocracia; as lutas de classes; e a revoltados escravos que pretendiam liberdade; que levam ao seu fim com a morte de Júlio César em 27a.C.
Maria do Carmo Figueiredo
1ºano, Turma A, Subturma1
Nº 25880
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crise da Rep blica Romana
  • H V Cios Que S O Virtudes
  • Grupo 3 Educa O No In Cio Da Rep Blica
  • A Rep Blica
  • REP BLICA VELHA HIST
  • Rep blica da Guatemala
  • Rep Blica Dominicana Trabalho
  • A REP BLICA BRASILEIRA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!