A república oligárquica

Páginas: 5 (1183 palavras) Publicado: 22 de setembro de 2011
A REPÚBLICA OLIGÁRQUICA

Este trabalho tem por objetivo discutir os fatos ocorridos em um famoso período da História do Brasil compreendido entre 1889 e 1930, que abrange o governo do Marechal Deodoro da Fonseca ao governo de Washington Luís. Tal período, conhecido como REPÚBLICA VELHA, costuma ser dividido pela maioria dos historiadores em REPÚBLICA DA ESPADA (1889-1894) e REPÚBLICAOLIGÁRQUICA (1895-1930).
O enfoque da obra será a REPÚBLICA OLIGÁRQUICA e o período anterior servirá de suporte para o entendimento da mesma. Como supracitado, os fatos serão discutidos, ou seja, iniciar-se-á com as causas e as condições para que tais fatos pudessem ocorrer, em seguida apresentará os acontecimentos propriamente ditos e a posteriori as conseqüências desses fatos para a História do Brasil.Antes de se ater à República Oligárquica é mister compreender a origem da República Velha e a fase em que o país foi governado por militares ( Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto ), conhecido como República da Espada.
Origem da República Velha
O primeiro partido republicano no Brasil, foi o Partido Republicano Paulista, (PRP), criado na Convenção de Itu, em 1873. O PRP era um partidolegalizado, apesar do Brasil ser uma monarquia. O PRP conseguiu eleger apenas três deputados na Assembléia Geral de Deputados, durante o império do Brasil, porém conseguiu infiltrar-se no meio militar, o que foi decisivo para a queda do império
Somam-se a esse componente intelectual vários fatores que levaram o Império a perder o apoio de suas bases econômicas, militares e sociais. Da parte dos gruposconservadores: sérios atritos com a igreja católica (na "Questão Religiosa"); o abandono do apoio político dos grandes fazendeiros em virtude da abolição da escravatura, ocorrida em 1888. Da parte dos grupos progressistas: a manutenção, até muito tarde, da escravidão negra no país; a ausência de iniciativas com vistas ao desenvolvimento do país (fosse econômico, político ou social); a manutençãode um regime político de castas e censitário (isto é, com base na renda das pessoas); a ausência de um sistema de ensino universal; os altos índices de analfabetismo e miséria; o afastamento do Brasil em relação a todos demais países do continente americano (fossem da América do Sul, fossem da América do Norte), em virtude da incompatibilidade entre os regimes.
Todos esses fatores somados sópoderiam culminar em uma mudança na forma de governo, A Proclamação da República Brasileira é então uma realidade. O Regime republicano é instaurado no país, derrubando a Monarquia. Ocorreu dia 15 de novembro de 1889 no Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, na praça da Aclamação (hoje Praça da República), quando um grupo de militares do Exército brasileiro, liderados pelo comandantemarechal Deodoro da Fonseca, deu um golpe de estado e depôs o imperador D. Pedro II. Institui-se então a República, sendo nessa data que o jurista Rui Barbosa assinou o primeiro decreto do novo regime, instituindo um governo provisório.
Governo Provisório
Com a vitória, em 15 de novembro de 1889, do movimento republicano liderado pelos oficiais do exército, foi estabelecido um "Governo Provisório"chefiado pelo Marechal Deodoro da Fonseca. Durante o governo provisório, foi decretada a separação entre Estado e Igreja; foi concedida a nacionalidade brasileira a todos os imigrantes residentes no Brasil; foram nomeados governadores para as províncias que se transformaram em estados foi criada uma nova bandeira nacional.
.O "Governo Provisório" terminou com a promulgação, em 24 de fevereiro de1891, da primeira constituição republicana do Brasil, a constituição de 1891. Passando, a partir daquele dia, Deodoro a ser presidente constitucional, eleito pelo Congresso Nacional, devendo governar até 15 de novembro de 1894. Deodoro, apoiado pelos militares, derrotou o candidato dos civis Prudente de Morais.
O governo de Deodoro da Fonseca
Embora o Marechal Deodoro da Fonseca tivesse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • REPUBLICA OLIGÁRQUICA
  • República Oligárquica
  • republica oligarquica
  • Republica Oligarquica
  • republica oligarquica
  • República Oligárquica
  • República Oligárquica
  • República oligárquica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!