A república de platão

Páginas: 2 (438 palavras) Publicado: 26 de agosto de 2011
A pedido de Polemarco, Sócrates retoma o tema já mencionado da “posse comum das mulheres e filhos entre os guardiões”. Preocupado com a purificação da raça (eugenia) e com o adestramento (eutenia),propõe para tal fim, que as mulheres dos guardiões “se revestirão de virtude em vez de roupa”, participarão das agruras da guerra em defesa da cidade, praticarão ginástica e música. “Estas mulherestodas serão comuns a todos esses homens, e nenhuma coabitará em particular com nenhum deles; e, por sua vez, os filhos serão comuns, e nem os pais saberão quem são os seus próprios filhos, nem os filhosos pais”.

Todo esse processo eugênico tem por fim a realização do Estado Ideal, governado por filósofos e guardiões que jamais deverão se distrair de suas principais ocupações. Obstinado em talpropósito, Sócrates chega a excluir qualquer valor ao amor materno ou paterno, antepondo sempre os objetivos do Estado. Admite-se o aborto e o infanticídio quando ocorrerem concepções fora doestabelecido pelo Estado.
Sócrates problematiza a opinião corrente que aceita a diferença de natureza entre homens e mulheres para avançar a ideia de uma natureza humana comum.
Depois de ter delimitadoo drama dos homens, Sócrates e seus interlocutores passam ao drama das mulheres. Começa então a examinar a possibilidade de as mulheres serem guardiãs;
Se examinaram os homens como guardiões de umrebanho, devem ser conseqüentes e atribuir às mulheres um nascimento e uma educação semelhantes. Sócrates começa pela analogia com os cães, cujas fêmeas vigiam e caçam, fazendo tudo em comum com osmachos; elas não ficam dentro de casa, pensando que parir e criar filhotes as torna incapazes; pelo contrário, fazem tudo em comum, embora seja preciso levar em conta que são mais fracas. Não háargumentação propriamente dita, apenas a ideia de que se entre os cães é assim, deve poder ser do mesmo modo entre homens e mulheres; a conclusão permanece no plano do parecer. Parece razoável (eikòs) que,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A república
  • República de Platão
  • A República de Platão
  • República de platão
  • republica de platao
  • Platão
  • A república de platão
  • Republica de platão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!