A religião Afro nas escolas do Paraná

Páginas: 8 (1817 palavras) Publicado: 23 de agosto de 2013
ARTIGO: A DIDÁTICA NA EDUCAÇÃO AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA NAS ESCOLAS

Aluna: Rebecca Alves1
Profª Angelice Vetorazzi Aver2

O presente artigo pretende mostrar as formas como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), que foi modificada pela lei federal nª 10.639, que estabeleceu a obrigatoriedade do ensino e transmissão da história e cultura africana e afro-brasileira nosestabelecimentos de ensino publico e privados de todo o país, pode ser trabalhada didaticamente pelos professores de Educação Infantil das redes publicas de ensino. Há uma grande defasagem no ensino dos professores no que se refere à cultura, arte e tradições africanas, além da falta de curso de capacitação que proponham didáticas e recursos para que os professores tragam esse tema para as salas deaula, além de mostrar como os livros didáticos e de literatura infantil podem contribuir para a apresentação dos conteúdos de uma forma simples e lúdica auxiliando os professores. Durante todos esses anos grupos, universidades e movimentos vêm lutando para que a história e cultura dos povos africanos e afrodescendentes sejam ensinadas de forma a serem respeitados.
De uma forma geral as escolasainda trabalham a questão afro apenas nos textos de histórias quando se fala da escravatura e a abolição dos escravos, ou em raros casos, no dia 20 de novembro (dia da consciência negra), mas isso tem que fazer parte do cotidiano escolar, o professor não pode deixar de fazer carinho no cabelo crespo para enriquecer o trabalho do cabelo liso, isso pode ter consequências na formação da personalidadedas crianças.
Os novos professores estão tendo em sua formação uma grande defasagem na questão da história, arte e cultura do povo africano e isso se reflete na educação das crianças, e os professores que já atuam não têm curso de formação continuada que deem base para expor aos alunos esses conteúdos, além disso, os livros didáticos não fazem jus a cultura e a história africana, não apresentao negro como ele realmente é ou deveria ser visto:

Sabemos que o livro didático é o principal instrumento ideológico da escola. A criança não vê nele seu cotidiano representado, mas muitas vezes percebe a ausência de pessoas negras representadas ou ocupando posições subalternas. Isso resulta em uma sensação de estranheza, podendo levar a criança negra a auto-depreciação, e a construção de umaauto-imagem negativa (SOUZA, MOTTA, 2002, p. 44).

Levar em conta as diferenças culturais é fundamental para que a educação de torne algo democrático e a literatura é o principal meio de tornar isso um conceito de representação ampla da diversidade cultural, levando em conta os aspectos religiosos, artísticos e culturais.
Desta forma podemos ver como os negros são vistos nos dias de hoje, e épreciso ter um conhecimento dos conceitos que geram essa identidade:

As representações são entendidas como classificações e divisões que organizam a apreensão do mundo social como categorias de percepção do real. As representações são variáveis segundo as disposições dos grupos ou classes sociais; aspiram à universalidade, mas são sempre determinadas pelos interesses dos grupos que as forjam.(CARVALHO, 2005, p. 149).

Os professores precisam entender a riqueza que há nessa cultura, sua arte e sua literatura, muitas vezes os livros não trazem uma África verdadeira, mostrando culturas, animais e paisagens que não existem nela. Mas como trabalhar esse tema na Educação Infantil? Para começar, é preciso deixar alguns clichês de lado. E parar de acreditar que todos somos iguais - e ponto.Antes de tudo, é essencial reconhecer que existem as diferenças. Para a pedagoga Lucimar Rosa Dias, especialista em Educação e relações raciais e membro da Comissão Técnica Nacional de Diversidade para Assuntos Relacionados a Educação dos Afro-Brasileiros, do Ministério da Educação. "Infelizmente, muitas escolas reproduzem a discriminação racial e muitos professores não apresentam propostas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Religião Afro
  • Religião afro
  • religião afro
  • Religião Afro-brasileiras
  • Religião Afro-brasileira
  • A religião afro-descendente: candomblé
  • Religiao afro- brasileira
  • A religião na escola

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!