A relevância da torcida para com o seu time - Case Chapecoense Futebol Clube

2988 palavras 12 páginas
UNIVERSIDADE COMUNITÁRIA DA REGIÃO DE CHAPECÓ - UNOCHAPECÓ
ÁREA: ÁREA CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
CURSO: COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA
PERÍODO: 4º PERÍODO
COMPONENTE CURRICULAR: SOCIOLOGIA DA COMUNICAÇÃO
PROFESSORA: DAFNE PEDROSO
ACADÊMICOS: DIEGO HENRIQUE DA COSTA E PETERSON VIVAN

A relevância da torcida com o seu time
Case - Chapecoense Futebol Clube

Como citado por Rosana Sambinelli Lopes, coordenadora do Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração - SP, "Desde a nossa vinda ao mundo, já vivemos uma grande torcida, pois em milhões de espermatozoides, somos o único a ser fecundado. E ao longo de nossa vida é assim, temos uma torcida em tudo que realizamos".
Mas o que é torcer? Como explicar uma paixão que te deixa fora de si em um ato de irracionalidade momentânea? Esse é o mistério do jogo, o mistério de torcer que é algo intrigante e inexplicável até hoje.
Qual o real significado de torcer, quais suas práticas, seja ele da torcida organizada ou não? Qual o nível de envolvimento do torcedor/consumidor? Qual a ansiedade que ela causa? Quais são os rituais que ele faz para acompanhar o time, para dar sorte naquele jogo, tem alguma camisa da sorte? Afinal, você torce pro seu time ou você torce pra cores?
Fabio Bracht, colunista do Papo de Homem Shots, define os fanáticos por futebol da seguinte maneira: "Malucos torcendo por um time de pombas usando roupas coloridas" e comenta que "Se isso não é caso de hospício, não sei de mais nada". Inexplicável.
Em dias de futebol tudo fica mais leve e colorido, as pessoas vestindo a camisa de seu time, uma energia toma conta do indivíduo. É um momento mágico em que esquecemos os problemas e vivemos um raro momento de êxtase e pura vibração, tentando atrair para o time toda a sorte do mundo.
Todos sabem que a torcida influencia no desempenho dos jogadores de futebol. Todavia, não é somente sobre o time da casa que a torcida imprime suas influências. Uma torcida motivada com seu time pode

Relacionados