A relevancia do brincar na educação infantil

Páginas: 62 (15267 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA– UFBA
PLATAFORMA FREIRE
CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL

GENEÍ GONÇALVES FERREIRA SANTOS

A RELEVÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA ESCOLA MUNICPAL PAULO FREIRE – MUNÍCIPIO DE BONITO - BAHIA– UM ESTUDO DE CASO.

Itaberaba - BA. 2012

GENEÍ GONÇALVES FERREIRA SANTOS

A RELEVÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO EAPRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA ESCOLA MUNICPAL PAULO FREIRE – MUNÍCIPIO DE BONITO - BAHIA– UM ESTUDO DE CASO.

Monografia apresentada ao Curso de Especialização em Educação Infantil da Universidade Federal da Bahia como requisito parcial para obtenção do grau de Especialista em Educação Infantil. Orientadora: Profª. Mestra Conceição Maria Alves Sobral Co- orientadora: Profª. Mestra Ana CarlaItaberaba - BA 2012

GENEÍ GONÇALVES FERREIRA SANTOS

A RELEVÂNCIA DO BRINCAR NO DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS NA ESCOLA MUNICPAL PAULO FREIRE – MUNÍCIPIO DE BONITO - BAHIA– UM ESTUDO DE CASO.

Trabalho decurso aprovado, apresentado Monografia apresentada à Universidade Federal da Bahia – UFBA, no Curso de Especialização em Educação Infantil como requisito para obtenção do graude Especialista em Educação Infantil, com nota final igual __________conferida pela Banca Examinadora formada pelos professores:

Banca Examinadora

_____________________________________
Prof. Ms.Conceição Sobral (Mestra em Educação UFBA - FACED)

_____________________________________
Profa. Mestra Flávia.

( Mestra em Educação – xx)

_____________________________________
Nome daProfessora – Examinadora 2 Profa. Ms. (indicar titulação e a instituição de origem) Aprovada em de de 2012.

Dedico este trabalho a Joseni, mãe querida, por ter me ensinado a aprender. A Ekilly Gemime, Kélren Appuc, filhas queridas, e também aos meus alunos e professores, por ter me levado a aprender a ensinar.

AGRADECIMENTOS

Agradecer é, sobretudo, reconhecer que ninguém conquista nadasozinho, é a compreensão de que para se chegar a um determinado lugar ou num determinado objetivo foi preciso uma luz divina sempre a nos guiar e, também a contribuição de outras pessoas. Então, é retribuir a confiança, o carinho e força que essas mesmas pessoas, às vezes até sem saber, nos transmitiram. Assim, agradeço primeiramente, a Deus, força suprema, que sempre olha por mim, me guia, meilumina me protege e me ajuda a seguir pelos melhores caminhos da vida. Depois, a todas as pessoas que de uma maneira ou de outra me prestaram alguma ajuda ao longo dessa caminhada. À minha mãe, Joseni Margarida, e meus irmãos e minhas filhas, que mesmo indiretamente contribuíram para a concretização desse trabalho. Ao meu marido, Eneas Ferreira, pela inabalável confiança, companheirismo e amor,dedicados a mim e que suavizaram meus caminhos nos momentos mais difíceis. Às minhas orientadoras Profª. Conceição Sobral e Ana Carla, pela compreensão das nossas dificuldades, valorização de nossos esforços, apoio e incentivo para a construção deste trabalho. Por fim, a todos os meus colegas de turma, dentre os quais destaco Reinacy Oliveira, pelo seu companheirismo e sensibilidade para me ouvir quandoprecisei e me falar quando necessário. Também, às professoras e crianças, sujeitos dessa pesquisa, por terem me recebido com tanto carinho e confiança.

“É no brincar, e somente no brincar, que o indivíduo, criança ou adulto, pode ser criativo e utilizar sua personalidade integral: e é somente sendo criativo que o indivíduo descobre o eu”. Donald Winnicott.

RESUMO

Vários estudiosos dodesenvolvimento infantil, independentemente das diferenças epistemológicas, salientam a importância do brincar como fator de desenvolvimento afetivo, cognitivo, social e físico e que para isso é preciso possibilitar oportunidades e estímulos dos mais variados para que a criança consiga socializar-se, tornando-se independente, senhora de si capaz de enfrentar situações adversas, apropriando-se do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A RELEVÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • o brincar na educação infantil
  • A Importância do Brincar na Educação Infantil
  • A importância do brincar na educaçao infantil.
  • O brincar na educação infantil
  • A importancia do brincar na educação infantil
  • O educar e o brincar na educação infantil
  • O brincar na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!