A RELEV NCIA DA QUEST O REGIONAL N O ESTA LIGADA APENAS A REALIDADE CONCRETA

330 palavras 2 páginas
REGIONALIZAÇÃO
A relevância da questão regional não esta ligada apenas a realidade concreta, essa relevância monstra a ligação entre os fatores físicos, as desigualdades sociais, desigualdades sócio- espacial, fatores políticos e psicológicos.
A mídia alimenta a revalorização do regional através da globalização, com isso é notório que a mídia não nos forma e sim informa.
Nem todo recorte coerente do espaço geográfico é uma região - apenas aqueles que se referem a processos específicos como os movimentos regionalistas e as identidades regionais. Aqui, portanto, os processos responsáveis pela formação de regiões acabam interligando o político, o econômico e o cultural (haesbaert, 1999).
Determinismo- foi fundada pela escola alemã, ratzel foi um dos autores que mais se destacou no determinismo, o meio como determinante das condições de vida do homem, o homem se adapta ao meio sem promover grandes modificações na paisagem. Defendia o expansionismo alemão.
Possibilismo- foi desenvolvido na escola francesa, defendia o colonialismo frances, “o homem é tido como capaz de transformar a natureza, adaptando- as suas necessidades. Paul vidal de la blache.
Geografia clássica- o período clássico surgiu com a institucionalização desta ciência, com a consolidação e difusão do conhecimento geográfico. Prevaleceu ate os anos de 1950. Caracterizou-se por ser descritiva e empírica.
Geografia critica- não formava propriamente uma escola. Os críticos mostrava a ideologia e não escondia a falsa neutralidade, eles davam grande importância a analise e formação econômicas-sociais e dos métodos de produção. Milton santos foi um dos grandes geógrafos da geografia critica. Milton santos lançou um livro que tem como titulo “ por uma geografia nova”, que criticava a sociedade de classe e dava importância ao espaço, ou seja aos territórios dos países subdesenvolvidos.
Geografia teoretica- rompeu inteiramente a geografia clássica e se apontava como uma nova geografia o que destacou essa corrente

Relacionados

  • direitos humanos
    55829 palavras | 224 páginas
  • Psicopatologia E Semiologia Dos Transtornos Mentais Paulo Dalgalarrondo
    198796 palavras | 796 páginas
  • Principios contabeis
    192673 palavras | 771 páginas