A Relev ncia Da Filosofia Na Atual Sociedade ademarioo ler

1746 palavras 7 páginas
A Relevância Da Filosofia Na Atual Sociedade
Robson Stigar robsonstigar@hotmail.com Introdução
A palavra Filosofia remete o imaginário popular a pensar em diferentes sentidos e significados. Para entendermos seu real significado é precisar buscar a origem etnológica da palavra a cerca de 2400 a.C. na Grécia clássica.
A origem desta palavra é grega e a definição mais aceita do significado da palavra "filosofia" é com certo cuidado "tudo e nada, tudo ou nada...", a tradução para o português sempre gerou muitas controvérsias, em muitas publicações é utilizado simplesmente o termo amigo da palavra "sabedoria".
Em sua origem na Grécia antiga a palavra "filósofo" designava uma pessoa que sempre esta em busca da sabedoria, ou seja, "amante da sabedoria", [1] a filosofia em sua origem era a atividade do homem sábio, ou seja, do amigo do saber (filo+ sophia = amor à sabedoria). O filósofo é um conhecedor de tudo, de todas as coisas, o sophós, o sábio.
A Relevância da Filosofia
O olhar do filosófico é aquele que observa o todo em um angulo digamos de 360 graus, em síntese entre as características da atividade filosófica esta o insaciável interesse em investigar, a sua curiosidade, seu instinto de conhecer o conduz a procurar conhecer os mistérios da physis e do cosmo, desvelar a essência da natureza das "coisas e fatos" que dizem respeito à sociedade.
Essencialmente a atividade filosófica reside em se afastar do objeto pesquisado ovéu, a fumaça que encobre os nossos olhos de enxergar o objeto como realmente ele é. Outra característica dessa atividade esta na imparcialidade de seu julgamento dos fatos, das coisas.
Devido às características aqui apresentadas da ciência filosófica é peculiar professores e autoridades públicas a questionar a introdução da filosofia no roll das disciplinas escolares obrigatórias.
Em uma sociedade como a brasileira que busca ingressar no roll dos países ricos, afinal o governo lula, os especialistas em política externa, empresários,

Relacionados