A relevância dos indicadores sociais e econômicos nas relações internacionais

Páginas: 26 (6494 palavras) Publicado: 16 de maio de 2013
A RELEVÂNCIA DOS INDICADORES SOCIAIS E ECONÔMICOS NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS: nível de educação e desenvolvimento



RESUMO

O artigo tem como objetivo apresentar a relação entre o desenvolvimento econômico e o nível educacional das cinco maiores potências do mundo e do Brasil, levando em consideração fatores como população, investimentos e estrutura educacional, PIB e IDH. Como asgrandes potências se tornaram desenvolvidas apostando na educação de qualidade.

O Brasil já iniciou a sua política pela educação, com programas sociais de incentivo a educação que visa zerar o analfabetismo, e melhorar a qualidade do ensino para construir um país que possa tratar a maior parte da sua população do mesmo modo que trata as minorias.



palavras-chave: Desenvolvimentoeconômico; Educação; PIB; Analfabetismo;









___________________

* - Alunos do 5º período do curso de Relações Internacionais do Centro Universitário Newton Paiva

** - Coordenador do curso de Economia e Professor Articulador da disciplina de Economia Internacional

INTRODUÇÃO



O presente estudo tem a finalidade de analisar, como proposta de investigação, a relação existenteentre o desenvolvimento econômico de um país e o nível do ensino, educação existente neste. O desenvolvimento econômico, que envolve não apenas indicadores como o crescimento do produto real ou “per capita”, como também melhorias na qualidade de vida e no bem-estar da população, evidenciados pela diminuição dos níveis de pobreza, desemprego e desigualdade e elevação das condições de saúde, nutrição,desenvolvimento tecnológico.

Os países em estudo, China, Japão, Alemanha, França, de acordo com dados do ano de 2011 divulgados pelo Centro de Pesquisa Econômica e de Negócios (CEBR[1], na sigla em inglês), são os quatro primeiros países no ranking do PIB, nas respectivas posições e Brasil. Apesar de ocuparem tais posições, são bastante diferentes quanto ao espaço geográfico, à organizaçãosocial e política, à cultura e o tema desta pesquisa, o nível de educação.

A educação e o desenvolvimento tecnológico aparecem hoje como questões centrais para o desenvolvimento nacional pois, a elas são conferidas funções essencialmente instrumentais, ou seja, capazes de possibilitar a competitividade e intensificar a concorrência, adaptar trabalhadores às mudanças técnicas e minimizar os efeitosdo desemprego. A motivação e a racionalidade para os investimentos na educação são os impactos que incrementos no capital educacional têm sobre os diversos aspectos do desenvolvimento socioeconômico do país. Esses impactos, juntamente com os custos desse investimento, definem a sua taxa de retorno e, portanto, se existe sub ou sobre-investimento deste tipo de capital. Apesar da crença de queexiste um sistemático sub-investimento em educação no Brasil, poucas têm sido as tentativas de se avaliarem de forma abrangente os impactos da educação no país.



O interesse deste estudo não consiste em julgar como se deu a formação do sistema educacional nos países em questão, mas tem a finalidade de investigar, resgatar e analisar suas atitudes e os resultados destas. A pesquisa irá sedesenvolver sob a ótica histórica. Sendo assim, o objeto a ser descoberto, analisado, não é um mero evento, mas o pensamento nele expresso e resultados gerados (Rodrigues,1969).

Visto que este estudo investigatório busca analisar questões referentes ao nível de desenvolvimento econômico dos seis primeiros países do PIB e a relação do nível de analfabetismo nos respectivos países, este artigo possuicaráter exploratório e objetiva-se uma abordagem qualitativa como método de pesquisa, em que dados serão obtidos por documentação indireta, através da coleta e análise de revistas, livros, artigos, sites da Internet relacionados ao tema. Neste sentido será feita a análise dos dados, informações e documentos levantados, buscando realizar um estudo de caso, no qual pretende-se analisar se há...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INDICADORES ECONÔMICOS E SOCIAIS
  • Estatística
  • ENTENDENDO OS PRINCIPAIS INDICADORES SOCIAIS E ECONOMICOS
  • Pacto Internacional sobre os Direitos Econômicos, Sociais e Culturais
  • Indicadores Economicos
  • Indicadores Econômicos
  • indicadores economicos
  • Indicador economico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!