a relação entre o histórico de ocupação e as características socioambientais da região do maciço da serra da misericórdia, subúrbio do rio de janeiro

27906 palavras 112 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE CIÊNCIAS MATEMÁTICAS E DA NATUREZA
INSTITUTO DE GEOCIÊNCIAS
DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA

ÉRIC VIDAL FERREIRA DA GUIA

Relações entre processo de ocupação e as características socioambientais da região da Serra da Misericórdia, subúrbio do Rio de Janeiro.

RIO DE JANEIRO
2013

ÉRIC VIDAL FERREIRA DA GUIA

Relações entre processo de ocupação e as características socioambientais da região da Serra da Misericórdia, subúrbio do Rio de Janeiro.

Monografia apresentada ao
Departamento de Geografia da
Universidade Federal do Rio de
Janeiro, como parte dos requisitos necessários à obtenção do título de
Bacharel em Geografia.

Orientador: Prof. Dr. Evaristo Castro Júnior

RIO DE JANEIRO
2013

AGRADECIMENTOS
Agradeço à toda minha família, sobretudo a meus pais, Carlos e Eliane por todo apoio que me deram para que eu chegasse até aqui.
Agradeço em especial ao Luiz Poeta, por ter acreditado e se dedicado até o fim de sua vida à causa “misericordiana”, além dos valiosos ensinamentos sobre natureza e lições de vida. Pela amizade e gargalhadas proporcionadas. Onde estiver, saiba que jamais será esquecido e que seu esforço não terá sido em vão, como já não está sendo.
Aos companheiros da ONG Verdejar Socioambiental, motivação principal do trabalho e causa de vida, além dos freqüentadores da Serra pela amizade e companheirismo, especialmente à Marcelle, que me apresentou ao grupo. Rafael, pela gentileza da leitura e contribuições. Á Flora, Edson, Zolmir, Cícero, Ângelo, Yuri,
Luara, Eduardo, Rafael Cevidanes, Roberto, Zezo, Vanessa, Ricardo, Seu Luís, e a todos que contribuem direta ou indiretamente para a luta pela preservação da Serra da
Misericórdia
Agradeço especialmente à Letícia, pelo companheirismo neste momento de dificuldade, além de ter sido uma verdadeira co-orientadora, com sua leitura atenta e valiosas contribuições!
À Eliane Bessa, que também foi uma co-orientadora, e pela

Relacionados

  • Explicação das mudanças da população na mudança dos séculos
    32670 palavras | 131 páginas
  • Modal ferroviário
    66204 palavras | 265 páginas
  • Trabalho Adm
    148787 palavras | 596 páginas