A Relação Entre Enron e Athur Anderson LLP no Contexto do Escândalo na Enron

1917 palavras 8 páginas
Tema: A Relação Entre Enron e Athur Anderson LLP no Contexto do Escândalo na Enron

Actualmente, um maior número de grandes empresas corporativas teve suas particularidades expostas na manchete dos jornais e outras mídias por graves problemas, que são as fraudes contábeis e a ausência da ética profissional existente entre essas empresas e outros parceiros de empresas de auditorias, e que de alguma maneira passou a comprometer o relacionamento com o meio no qual actuam. A ética profissional no ambiente empresarial tem sido um tema de grande relevância na área de governacão corporativa. Porém, a governação corporativa vem fazer o levantamento dos padrões éticos para pessoas inseridas no tipo de ambiente empresarial e a sua conduta efectiva em situações críticas.

Portanto, o presente trabalho irá abordar relação entre Enron e Athur Anderson LLP no contexto do escândalo na Enron. A falta do padrão ético dos seus principais executivos, administrativos da empresa de energia, a pouca aplicação dos padrões de governança corporativa e as falhas cometidas pelos auditores da Arthur Andersen LLP, fazem surgir grande escândalos corporativos na Enron. Sendo assim, a relação que havia entre a Enron e Andersen, que não era saudável, contribuiu para a falência, pois, os auditores sempre estiveram na posição não de julgar a integridade financeira das empresas que os contratam.

A ética é definida como sendo o conjunto de regras que são aplicadas nas acções humanas, que fazem delas comportamento aceitável com uma percepção geral do bem e da moral. As regras éticas de uma sociedade dependem de padrões culturais relativos ao uso do dinheiro ou à legitimidade do lucro. Porém, para definir a ética empresarial é necessário entender a organização como uma unidade econômica que utiliza os factores de produção para gerar produtos/serviços que serão vendidos no mercado pelo maior preço que este aceite pagar, sendo a diferença entre o preço de venda e o custo um resultado

Relacionados