A relação professor-aluno no processso de aprendizagem

Páginas: 8 (1994 palavras) Publicado: 16 de dezembro de 2012
A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO NO PROCESSSO DE APRENDIZAGEM

Aldecir Mesquita¹
Mariana Ferreira²
Maria Valclides Martins Cruz²

INTRODUÇÃO
O presente artigo tem por finalidade mostrar a extrema importância da relação professor-aluno no processoeducativo e de formação do indivíduo nos quais ambos estão inseridos. Nesse cenário, o professor é o mediador entre o conhecimento e a aprendizagem.
Durante o estágio supervisionado de 30 dias, a equipe realizou uma pesquisa-ação com 30 alunos do ensino fundamental de uma escola pública da zona Sul de Manaus.
Nesse período, detectou-se a falta de afinidade, de afetividade e de diálogo entreeducador e educando. Não havia sinergia em sala de aula. E o mais grave: não existia respeito mútuo.

¹Professora orientadora, do Estágio Supervisionado do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário do Norte-Uninorte/LAUREATE, especialista, com a formação em filosofia e Direito pela UFAM.
²Acadêmicas do curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro Universitário do Norte – Uninorte/LAREATE

A falta de incentivo e de valorização profissional são alguns dos fatores que podem contribuir para a construção desse cenário da educação no Brasil. Um professor desmotivado não consegue exercer suas atividades de forma dinâmica e didática.
Portanto, observou-se que existem muitos obstáculos que emperram a construção do relacionamento entre professor-aluno; mas que podem serquebrados através do resgate de valores morais e éticos, e da conscientização do educador quanto ao seu papel de liderança dentro da sala de aula.
Este artigo está dividido em duas partes: a relação professor-aluno no processo de aprendizagem e a intervenção pedagógica da escola pesquisada.

1 A IMPORTÂNCIA DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO.

O professor é mediador, facilitador do processoensino-aprendizagem. Ensinar é a sua profissão e, por isso, deve orientar os alunos em sua formação integral para que possam tornar-se autônomos. Segundo Aranha (2006, p. 165) “o bom professor é capaz de despertar no aluno o gosto pelo estudo”.
O professor é, ao mesmo tempo, mestre e colega de seus alunos. É aquele que se preocupa em ajudar na descoberta dos potenciais do educando.
E essa motivaçãodesperta no aluno o interesse em buscar novos conhecimentos. A falta de disposição do docente pode fazer com que o aluno descarte o gosto pelo estudo. O prazer pelo aprender não é uma atividade que surge espontaneamente, e em muitos casos é encarada como obrigação.
Cada aluno tem diferentes potenciais que são nítidos em sala de aula. Cabe ao professor perceber essas diferenças e apresentardiversidade de modelos no processo de ensinar. Assim, os alunos podem aprender novas formas de executar os trabalhos escolares. Como salienta Morgado (1997)
Os alunos demonstram nítidas diferenças individuais em termos de competências em diferentes domínios e áreas cuja integração ajustada na prática pedagógica depende muitas vezes o êxito da mesma. (MORGADO, 1997, p. 27)

A relação estabelecida entreprofessor e aluno constitui o centro do processo pedagógico. Por isso, essa relação deve ser de amizade, de troca, de solidariedade e de respeito mútuo. Pois não se pode desenvolver qualquer tipo de aprendizagem em um ambiente hostil.

1.2 O papel do professor e do aluno dentro da escola
A escola tem um papel fundamental na formação do indivíduo e, muitas vezes, vem assumindo aresponsabilidade da família na formação pessoal do aluno. (Morgado, 1997).
O papel do professor consiste em agir como intermediário entre os conteúdos da aprendizagem e a atividade construtiva para assimilação.
Para que o discente conduza com êxito a sua aprendizagem, o aluno necessita primeiramente exercitar as atividades e de professores competentes, comprometido e com entusiasmo naquilo que estão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aprendizagem e a relação professor-aluno
  • A relação professor aluno no ensino aprendizagem
  • AFETIVIDADE E APRENDIZAGEM: A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO
  • a relação professor/aluno de ensino e aprendizagem
  • A relação professor-aluno no processo de ensino aprendizagem
  • A interferência da relação professor aluno no processo de ensino aprendizagem
  • A motivação professor-aluno em relação ao ensino aprendizagem
  • A relação professor, aluno e aprendizagem no contexto das tics

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!