A Relação Homem-mundo sob uma Perspectiva Histórica

Páginas: 2 (399 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014

A Relação Homem-mundo sob uma Perspectiva Histórica

A relação do homem com o mundo em que vive acontece de variadas formas e aspectos, todas as situações existenciais e experiências estãoligadas a isso e geralmente de uma forma bastante complexa e diversificada. Desde o momento da concepção da vida, o ser humano já está propício a receber influências do meio externo em que se encontra. E éexatamente neste ponto que se encaixa o conceito de educação e todo o processo evolutivo através da história, seja a história da cultura ou a história do homem de uma forma geral, pois desde osprincípios a educação esteve presente de acordo com as necessidades humanas que iam influenciando comportamentos e formas de se relacionar socialmente.
A história da educação passou por diversas fasesdesde a Educação primitiva até a própria Educação Nacional em si. Na fase primitiva, em que estávamos em processo de evolução como espécie, já havia o conceito de aprender a caçar, construir abrigos oumesmo lascar uma pedra para algum fim produtivo e todos esses comportamentos eram influenciados por gerações e ao longo do tempo evoluindo e se expandindo cada vez mais. Países milenares como China eEgito tiveram uma grande contribuição neste aspecto histórico. Na China, que foi aonde ocorreu o chamado “Período Oriental”, surgiu a escrita, o conceito de cidade e estado, toda a cultura do país eramantida através da própria educação e foi neste período que houve a transição da sociedade até então primitiva para a civilização. A partir deste momento, a educação tomou um rumo que até hoje está emprocesso de evolução.
Portanto, muitos filósofos, cientistas e professores, por exemplo, tentam achar uma definição certa para o que é educação e como ela está inserida no dia-a-dia de cada serhumano e nas relações do mesmo com o mundo, independente de sua cultura ou país do qual vive, a perguntas que regem geralmente são: “qual o próximo passo a ser dado?” ou “como estão os educadores de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A RELAÇÃO HISTÓRICA E A PERSPECTIVA NA EDUCAÇÃO FÍSICA
  • A relação homem-mundo e a produção de conhecimentos
  • A relação homem-mundo e a produção de conhecimentos
  • Um olhar crítico sobre a lei 12.711/2012 sob uma perspectiva histórica.
  • uma perspectiva histórica
  • a perspectiva historica
  • Os fenômenos transicionais e sua relação com o brincar na clínica sob a perspectiva de winnicott
  • Relacionar os textos: 4

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!