A relação existente entre a educação espartana, o ideal homérico e a defesa do Estado

Páginas: 2 (498 palavras) Publicado: 8 de abril de 2014
CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO

CURSO DE HISTÓRIA








NOME ALUNO






FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO








BATATAIS
2013
A relação existente entre a educação espartana,o ideal homérico e a defesa do Estado.
O ideal homérico era voltado para o sujeito em sua formação de herói. Visava à formação do lado subjetivo do sujeito, assemelhando-o a um Deus, poisacreditavam que superando-se em desafios físicos e situações adversas, tornariam-se também deuses, este era o objetivo.
A educação do sujeito, era limitada pelo ensino das normas, o que levou aodesenvolvimento da subjetividade do homem comum, trazendo assim a democracia, trabalhavam os talentos naturais deste sujeito, o que tornou necessário uma nova forma de educar.
Neste período surge o primeiromodelo de Paideia na Grécia, os ensinamentos eram passados por meio da oralidade, já que ainda não tinham desenvolvido a escrita, a Ilíada e a Odisseia eram a base dessa transmissão oral, e os atos deheroísmo engrandeciam o estado, além de elevar o sujeito ao patamar de deus.
A educação espartanta no entanto, surgiu da necessidade que o estado tinha em ser defendido dos ataques externos, a cidadeestado tinha sempre um exercito pronto para defende-la, diferente do ideal homérico, a educação espartana visava menos o lado subjetivo do sujeito, e mais o objetivo, a capacidade física, beneficiando oprojeto da politica do estado, não tendo importância seu desenvolvimento pessoal, era o sujeito que servia ao estado, e não o contrário.
A relação entre a educação espartana e o ideal homérico, temcomo item em comum a defesa do estado, enquanto para o ideal homérico a defesa do estado era consequência da educação de superação do sujeito para igualarem-se a deuses, o que levava á glória o estadoatravés de seus atos heroicos, na educação espartana era educado exclusivamente para defender o estado, as crianças pertenciam ao estado, e para servir exclusivamente aos propósitos deste, as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!