A relação entre o sorriso e a neuropsicologia

Páginas: 13 (3192 palavras) Publicado: 3 de setembro de 2012
CENTRO UNIVERSITÁRIAO DE PATOS DE MINAS
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR I
PROFESSORA: CRISTIANNE SPIRANDELI

A relação entre o sorriso e a biopsicologia

Clara Moriá Borges Rodrigues

Patos de Minas
Junho de 2012

A RELAÇÃO ENTRE O SORRISO E A BIOPSICOLOGIA
Clara Moriá Borges Rodrigues

RESUMO
O sorriso pode ser considerado banal por ser apenas uma expressãofacial, mas não é bem assim. O sorriso é reflexo de uma emoção que quem sorri está experimentando, e se há uma emoção, há também envolvimento do cérebro, principalmente do sistema límbico, que é responsável por todas as emoções. O sorriso, portanto, não é apenas um levantar de lábios e mostrar de dentes: é a expressão de um sentimento, seja ele bom ou ruim aflorando.

1 INTRODUÇÃO
De acordo como Dicionário da Língua Portuguesa - com Acordo Ortográfico, sorriso é, por definição, a expressão facial que demonstra boa disposição, agrado ou aprovação. Por sua vez, o riso não precisa necessariamente ser de alegria: ele pode demonstrar ironia, falsidade, satisfação ou desprezo. Simplificando, as pessoas sorriem porque estão experimentando de um sentimento, seja ele bom ou ruim, que aspossibilita, por um processo muitas vezes involuntário, mover os músculos da face e produzir um sorriso, que pode ser forçado, induzido ou espontâneo. Anatomicamente falando, o sorriso se expande, separando os lábios e as comissuras labiais são curvadas para cima, fazendo com que os dentes fiquem expostos. Podem ser mostrados apenas os dentes superiores, inferiores ou ambos (Matthews, 1978).
O sorriso,ou o ato de sorrir, pode parecer trivial e leviano, porém desencadeia uma série de reações químicas no cérebro, como a liberação dos neurotransmissores dopamina e serotonina, fazendo com que haja no corpo a sensação de prazer e evitando a tensão psicológica (Freitas-Magalhães, 2006).
A relação entre o sorriso e o cérebro não é meramente superficial, como parece ser, muito pelo contrário, todo tipode sorriso, seja ele envergonhado, espontâneo ou irônico, deixa uma impressão no cérebro diferente, o que permite uma avaliação neurológica do sorriso humano. Além disso, o sorriso de outras pessoas ativa áreas específicas no nosso cérebro que nos incitam a sorrir também. Uma pesquisa realizada na Universidade da Califórnia afirma que, mesmo que o cérebro consiga distinguir um sorriso falso deum verdadeiro, tal percepção muito raramente chega aos níveis de consciência mais complexos, fazendo com que não percebamos e que não interpretemos corretamente a sinceridade de um sorriso (Wolchover, 2011).
Por sua vez, biopsicologia é o estudo cientifico da biologia do comportamento (Dewsbury, 1991), ou seja, a abordagem biológica no estudo da psicologia. Por ser enquadrada como neurociência, abiopsicologia integra outras abordagens neurocientíficas para que todos os conhecimentos relativos ao cérebro sejam inseridos no estudo do comportamento, sendo elas:

1.1 Neuroanatomia
Estudo de toda a estrutura do sistema nervoso, composto por sistema nervoso central (SNC), que contempla cérebro e medula espinal, sistema nervoso periférico (SNP), sendo este composto por sistema nervososomático (SNS) e o sistema nervoso autônomo, todos eles com suas subdivisões. (Figura 1)

Figura 1 – As principais divisões do sistema nervoso.

1.2 Neuroquímica
Estudo das bases químicas da atividade neural, ou seja, a ciência que estuda o que há entre a estrutura química de determinadas moléculas e suas funções no sistema nervoso central (SNC). O estudo engloba, por exemplo, atransmissão dos impulsos nervosos, armazenamento de informação, neurotransmissores, sinapse, dentre outros.

1.3 Neuroendocrinologia
É um ramo da neurociência que estuda a glândula hipófise, a glândula pineal e o hipotálamo, localizadas no cérebro.

1.4 Neuropatologia
É o ramo da neurociência que estuda as doenças do sistema nervoso, que estuda a anatomia patológica.

1.5...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Relação entre Livro e Neuropsicologia
  • O filme o sorriso de mona lisa e relação com teorias de moreno
  • Qual é a diferença entre a enfermagem e a neuropsicologia em relação com os idosos portadores de Alzheimer?
  • Neuropsicologia
  • NEUROPSICOLOGIA
  • Neuropsicologia
  • Neuropsicologia
  • Neuropsicologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!