A relação entre o autoconhecimento e a verdade

Páginas: 17 (4107 palavras) Publicado: 15 de abril de 2012
A RELAÇÃO ENTRE O AUTOCONHECIEMENTO E A VERDADE NO LIVRO CONFISSÕES DE SANTO AGOSTINHO

Antônio Inácio Intringer Trarbach
Cleiton Aparecido Ferreira da Silva
Elismarques Medina da Silva
Gleidson Gonçalves de Queiroz
Leandro dos Reis Cordeiro
Marilza Moreira Mendes Sanches
Vitor Vasconcelos Salvador

RESUMO:
O presente artigo tem como objetivo mostrar como, para Agostinho, oautoconhecimento é necessário para alcançar o conhecimento da Verdade e da felicidade. Veremos que, para este filósofo, a Verdade coincide com Deus, e, portanto buscar o conhecimento da verdade é buscar o conhecimento de Deus. Conhecimento este que é necessário para que o homem seja feliz. Portanto ele deixa claro que este conhecimento não deve ser buscado exteriormente e sim no interior da própria alma apartir de uma interiorização em Deus, em que este ilumina a alma e possibilita-a conhecer-se e conhecê-lo. O homem não pode chegar ao conhecimento da Verdade por suas próprias forças e por isso é necessário que na sua auto-reflexão ele reconheça a sua condição humana e se abra a luz de Deus, que possibilita-o conhecer.

PALAVRAS CHAVE: autoconhecimento, conhecimento, Verdade, Deus, Felicidade.INTRODUÇÃO
Este trabalho é parte de um projeto integrador do segundo período de filosofia requerido pela Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo, que tem como objetivo que os alunos desenvolvessem sólido conhecimento da história da filosofia e autonomia do pensamento. Neste período, através de uma abordagem transdisciplinar da obra Confissões de Santo Agostinho.
Nosso trabalho tratada relação entre o autoconhecimento e a verdade no livro Confissões, destacando a sua fundamentação platônica. Agostinho defende que o conhecimento da Verdade coincide com o conhecimento de Deus e que este conhecimento não deve ser buscado no exterior, mas, humildemente, no interior da própria alma, a partir de uma auto-reflexão em Deus, que ilumina a mente humana. Para Agostinho, a felicidade,tão almejada por todos os homens, só é possível ser vivida a partir de um encontro amoroso com Deus, Verdade.
Para argumentação e exposição sobre a auto-reflexão do homem em Deus e sobre o conhecimento da alma, abordaremos a teoria do conhecimento. Sobre a busca do conhecimento de Deus exporemos os temas verdade e felicidade e fé e razão.
Além do livro Confissões, analisamos textos de alguns dosintérpretes e comentadores da obra de Santo Agostinho, de suma importância para o desenvolvimento e argumentação do trabalho.
Agostinho viveu entre os séculos IV e V d.C, foi o filósofo expoente da Patrística latina e teve sua vida basicamente voltada para um fim específico, conhecer a Verdade. A princípio seus interesses estavam voltados somente para a retórica, mas a partir de um contato com umaobra de Cícero, Hortensius, ele aflorou mais suas inquietações na busca pela verdade. Depois se aderiu ao maniqueísmo, que posteriormente lhe pareceu contraditório. Passou por alguns momentos de ceticismo e depois, por interesses literários, teve contato com o bispo de Milão, Ambrósio, que lhe deu explicações mais claras da Bíblia e do cristianismo. Foi justamente conciliando o cristianismo com o(neo) platonismo que Agostinho encontrou respostas mais convincentes para suas indagações, se converteu ao catolicismo, amadureceu o seu pensamento e construiu suas importantes teorias filosóficas através de suas obras.
A obra Confissões é considerada uma das principais obras de Agostinho. Foi a obra dele mais estudada no século XX e tem uma relevância considerada nos aspectos literário,teológico e filosófico. Ela deve ter sido escrita entre os anos 397 e 401 d.C e, a principio, o objetivo da obra nos é apresentado como o de relatar a conversão de Agostinho do maniqueísmo ao cristianismo católico.


1. A RELAÇÃO ENTRE FÉ E RAZÃO NA BUSCA PELA VERDADE


Na Filosofia Agostiniana, fé e razão são os elementos necessários ao homem em sua busca da verdade. Embora a fé preceda a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A relação entre verdade e arte
  • Ensaio sobre a relação de Deus com o autoconhecimento humano
  • Problemas da pesquisa científica – verdade e o método
  • AUTOCONHECIMENTO
  • Autoconhecimento
  • Autoconhecimento
  • Autoconhecimento
  • autoconhecimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!