A relação entre o abandono escolar e o envolvimento com o mundo do crime cometido por adolescentes

Páginas: 15 (3590 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
O ABANDONO ESCOLAR E O ATO INFRACIONAL NA ADOLESCÊNCIA: REFLEXÕES TEÓRICAS

Anderson Soares de Souza
professoranderson@ymail.com


RESUMO: Este estudo é uma breve revisão teórica sobre a relação entre abandono escolar e envolvimento com atos infracionais cometidos por adolescentes. O objetivo geral consiste em identificar os motivos/fatores que levam o adolescente autor de ato infracionala abandonar o ensino formal e posteriormente (ou não) se envolver no mundo do crime, com a finalidade de suscitar questionamentos que possam contribuir como elementos subsidiadores à pratica profissional do psicopedagogo frente aos adolescentes em tais condições. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica tendo como fontes: artigos do site scielo, capítulos de livros e dissertações de mestrado queabordam os condicionantes que levam adolescentes a se envolverem em atos infracionais. A pesquisa aponta que o jovem se envolve muito cedo no mundo nefasto sendo este fenômeno considerado multifatorial cujas bases se encontram na dinâmica econômica, social e educativa. O psicopedagogo tem a sua frente o desafio de trabalhar com a instituição escola na busca de intervenções preventivas com foco nofenômeno abandono escolar e sua ligação com o envolvimento no mundo do crime.

PALAVRAS-CHAVE: abandono escolar; ato infracional; adolescentes; psicopedagogo.

Introdução

O tema aqui proposto é fruto das observações deste pesquisador ao longo de mais de sete anos de trabalho como pedagogo na antiga FEBEM/SP, atual Fundação CASA. Neste ambiente pude verificar e analisar a quantidade deadolescentes que chegam à instituição na situação de abandono escolar bem como defasados na aprendizagem, tendo como causa primária ou secundária o envolvimento no mundo do crime.
Por isso, no curso de psicopedagogia, busquei inspiração no trabalho que realizo para formular uma questão de investigação tendo como foco a reflexão sobre o fenômeno abandono escolar de adolescentes e o posteriorenvolvimento com o mundo do crime. Torna-se necessário em primeiro momento uma breve análise da atual situação da Fundação CASA no atendimento a estes jovens localizando o leitor nas justificativas desta pesquisa.
A Fundação CASA tornou-se ao longo de sua história uma instituição que carrega as marcas de ser um espaço para a correção de crianças e adolescentes nas diversas situações de irregularidadesocial: abandonados, carentes, delinquentes, autores de atos infracionais, ou todas essas características unidas no mesmo sujeito.
Atualmente, devido às mudanças provenientes ao advento do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), esta instituição atua no atendimento, apenas, de adolescentes autores de ato infracional, pois somente é considerado “infrator” o jovem que comete alguma condutaconsiderada como crime ou contravenção penal a partir dos doze anos de idade completos (Art. 103-104, BRASIL, 1990).
A experiência deste pesquisador em mais de sete anos atuando no cargo de pedagogo nesta instituição levou-me a refletir a vida destes adolescentes e as diversas nuances que envolvem tais sujeitos no universo do crime. A partir das diversas intervenções pedagógicas realizadas com osjovens, percebemos que predomina, no momento da chegada a instituição, a situação de abandono escolar pela maioria deles.
A chegada do jovem à Fundação é realizada por meio de atendimentos dos diversos profissionais que compõem as equipes: pedagógica, psicossocial, segurança e saúde. Esses atendimentos buscam acolher o adolescente levando-o a compreensão das regras institucionais e, também, visacomunicar ao jovem seus direitos e deveres, dentre outras orientações cabíveis naquele momento.
Mas, para além de simplesmente conscientizar o adolescente de suas obrigações, os atendimentos servem para subsidiar o Plano Individual de Atendimento (PIA ). Nesse momento, o qual não se esgota apenas com essa primeira intervenção, cabe ao pedagogo a função de levantar informações da vida educacional...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estatuto não consegue mais inibir crimes cometidos por adolescentes,
  • O que leva ao adolescente a entrar no mundo do crime
  • Abandono é crime
  • O ABANDONO ESCOLAR
  • abandono escolar
  • Abandono escolar
  • Abandono escolar
  • Abandono Escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!