A Relação Entre a Química e a Fisiologia do Organismo

Páginas: 28 (6797 palavras) Publicado: 2 de junho de 2015
1- INTRODUÇÃO

A ligação entre átomos, como também a quebra dessa ligação, constitui a chamada reação química. Mas não somente em laboratório pode-se vivenciar essas reações, elas acontecem o tempo inteiro e em toda a parte, inclusive no corpo humano. 
As funções que o corpo exerce para manter a estrutura corporal dependem da química. Por exemplo, quando uma ligação entre átomos é quebradaocorre a liberação da chamada Energia Química, essa energia também pode ser absorvida durante a reação. Chega-se então ao ponto principal: a produção ou consumo de energia são decorrentes das reações químicas que acontecem no organismo.
O crescimento de unhas e cabelos, desenvolvimento ósseo, cicatrização de ferimentos, reconstrução celular, enfim, tudo que diz respeito à construção no corpo dependedas reações químicas que absorvem energia. Já na hora de suprir o corpo com alimentos, conta-se com reações onde ocorre a liberação de energia, essa reação permite manter o corpo aquecido. 
O organismo do ser humano necessita de uma entrada contínua de energia para três propósitos principais: o desempenho do trabalho mecânico na contração muscular e outros movimentos celulares, o transporte ativode moléculas e iontes, e a síntese de macromoléculas e outras biomoléculas a partir de precursores simples. A energia livre utilizada nestes processos, que mantem um organismo no estado que está próximo do equilíbrio, deriva do ambiente.
Os organismos fotossintéticos, ou fototróficos, utilizam a energia solar para transformar moléculas simples pouco energéticas em moléculas mais complexas, ricasem energia, que servem como reservas. Em outras palavras, organismos fotossintéticos transformam energia luminosa em energia química. De fato, esta transformação é fundamentalmente a fonte primária de energia química para a vasta maioria dos organismos, incluindo os seres humanos. Os quimiotróficos, que incluem os animais, obtêm energia química pela oxidação dos alimentos gerados pelosfototrópicos.
A energia química obtida pela oxidação de compostos de carbono pode ser transformada em distribuição desigual de iontes através de uma membrana, resultando um gradiente iônico. Este gradiente, por sua vez, é uma fonte de energia que pode ser utilizada para mover moléculas através de membranas, o que pode ser transformado ainda em outros tipos de energia química, ou que pode carrear informação naforma de impulsos nervosos. Além disto, a energia química pode ser transformada em energia mecânica. O ser humano converte a energia química de uma alimento a alterações estruturais de proteínas contráteis, o que resulta na contração muscular e no movimento. Finalmente, a energia química impulsiona as reações que resultam na síntese de biomoléculas.
Num dado instante qualquer na célula, ocorremmilhares de transformações energéticas. A energia está sendo extraída dos alimentos utilizada para impulsionar processos de biossíntese. Estas transformações são ditas metabolismo.
A sobrevivência depende da química, ela mantém o corpo humano em funcionamento, faz parte do metabolismo. Pode-se definir metabolismo como sendo as transformações de matéria e energia presentes em seres vivos. E é graçasao metabolismo que as células crescem e se reproduzem.  Existem outros tipos de energia como a elétrica, a mecânica ou a térmica, mas o metabolismo só utiliza a energia química. 

2- A QUÍMICA NO ORGANISMO

2.1- Proteínas

O corpo humano contém milhares de diferentes proteínas, e, segundo Kotz (2010), aproximadamente 50% de seu peso consiste de proteínas. Estas fornecem suporte estrutural(músculo, colágeno), ajudam os organismos a se movimentar (músculo), armazenam e ajudam a transportar substâncias químicas de uma parte a outra (hormônios) e catalisam uma série de reações químicas (enzimas). Todas essas diferentes funções são efetuadas fazendo uso desse tipo de molécula.

2.1.1 – Os Aminoácidos

As proteínas são os polímeros de condensação formados a partir dos aminoácidos....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • relação quimicas
  • A composição química dos organismos
  • A saúde e sua relação intrínseca com o organismo e ambiente
  • Química dos alimentos, o papel dos nutrientes para nosso organismo.
  • Dependência química. como as drogas afetam o organismo?
  • Chocolate
  • Ética e cidadania e sua relação com a química.
  • Ética e cidadania e sua relação com a química.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!